Cerimônia de enterro de Nelson Mandela tem início em Qunu
PUBLICIDADE
FÁBIO ZANINI
ENVIADO ESPECIAL A QUNU (ÁFRICA DO SUL)
ENVIADO ESPECIAL A QUNU (ÁFRICA DO SUL)
Começou pontualmente às 8h (2h no Brasil) a cerimônia de enterro do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, em Qunu, terra de seus ancestrais.
O evento iniciou-se com uma salva de tiros de canhão, enquanto o caixão, envolto na bandeira sul-africana, era transportado por um veículo militar do local onde passou a noite para o ponto em que ocorrerá o enterro.
Mandela morreu no último dia 5, aos 95 anos de idade. Cerca de 5.000 pessoas, entre líderes políticos, celebridades e amigos acompanham no local. Em alguns pontos de Qunu, telões foram instalados, mas a maioria da população do vilarejo acompanha de casa, pela TV, a transmissão.
A cerimônia deve durar quatro horas. A primeira metade terá rituais militares, e a segunda parte será reservada à família.
Entre os presentes estão presidentes africanos, o herdeiro do trono britânico, príncipe Charles, e o arcebispo Desmond Tutu, que confirmou presença na última hora.
Haverá também ritos tradicionais da etnia xhosa, à qual pertencia Mandela. O caixão será coberta por pele de leopardo, e haverá cerimônia de evocação dos espíritos dos antepassados de Mandela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário