EDUCAÇÃO DE QUISSAMÃ VALORIZA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
PROJETO DESENVOLVIDO PELA COORDENAÇÃO DO SEGUNDO SEGMENTO TEM AMPARO NA LEI 10.639/2003
comunidade escolar sobre a importância das contribuições da Cultura Afro-brasileira e Indígena em nossa sociedade, foi realizada uma culminância envolvendo alunos e profissionais da Educação do Segundo Segmento da rede municipal de ensino de Quissamã, na quinta-feira (02), no CIEP Brizolão 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva, situado no bairro de Alto Alegre. O encontro, foi o resultado do Projeto desenvolvido pela Coordenação do Segundo Segmento, a partir da Lei 10.639/2003, que completa este ano 10 anos de implementação.
Com a proposta de sensibilizar toda a É fundamental conscientizar nossos alunos sobre o valor da história e cultura afro-brasileira e indígena".
Na ocasião, foram realizadas várias apresentações relacionadas ao tema através das disciplinas Língua Portuguesa, História, Geografia e Arte, como: sarau literário com declamação de poemas africanos e indígenas; desfile de alunos caracterizados com indumentárias africanas e indígenas; danças relacionadas às duas culturas; dramatizações e exposição de objetos.
A Chefe de Divisão do Segundo Segmento da Secretaria Municipal de Quissamã, Andréa Pessanha, destaca que a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena faz parte do currículo da Educação Básica, sendo então seu estudo obrigatório ao cumprimento da Lei 10.639/2003.
"É fundamental que nós enquanto educadores possamos mostrar e conscientizar nossos alunos sobre o valor da história e cultura afro-brasileira e indígena, sobre suas lutas e suas contribuições para a nossa sociedade atual. A partir do ano que vem vamos criar novas propostas de trabalho, dentro do próprio currículo, para que este tema seja abordado ao longo do ano letivo nas unidades escolares da rede municipal", afirmou.
SOBRE A LEI 10.639/2003
Todas as escolas brasileiras, de acordo com a lei nº 10.639/2003, devem ensinar a história da África, dos negros e índios, de acordo com o plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
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