domingo, 15 de dezembro de 2013

ETE do Engenho do Praia opera com sucesso após recuperação

13/12/2013 16h04 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Flávio Sardou
Até abril de 2014, 40% do esgotoda cidade serão coletados e tratados, beneficiando mais de 60 mil pessoas diretamente
Continua em plena operação, desde o dia 25 de novembro, a Estação deTratamento de Esgoto (ETE) do Engenho da Praia, mais uma estação de tratamento de esgoto que estava inoperante e danificada e que foi recuperada e colocada em atividade pela Prefeitura. Com essa ação, o município de Macaé atingiu a marca de 10% de esgoto coletado e tratado pela primeira vez em sua história, avançando no saneamento básico do município, considerado e tratado como prioridade pela administração do prefeito Dr. Aluízio. 

Em relação ao tratamento de esgoto no município e a visão da atual administração municipal de considerar o saneamento básico como prioridade, o presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), Marcos Roberto Muffareg, ressaltou que é preciso lembrar que em janeiro deste ano, quando o prefeito Dr. Aluízio assumiu o cargo, Macaé contava com 0% do esgoto tratado. Não havia nenhuma ETE funcionando e que foi preciso ações conjuntas da Parceria Público Privada (PPP) e da prefeitura para que esse problema começasse a ser resolvido.

- Quando se pensa em 10% do esgoto tratado parece pouco, mas sair do zero e em poucos meses avançar assim é preciso comemorar e continuar na mesma direção para trazer aos macaenses esse benefício, que é um dever do governo e um direito da população”, disse Muffareg, ressaltando ainda que a ETE do Engenho da Praia está operando, após as melhorias, com sucesso além do esperado. 

As ações em direção ao saneamento básico total do município começaram desde o início da atualgestão municipal. Em 10 meses de governo, a Prefeitura conseguiu fazer funcionar equipamentos que estavam parados ou danificados, em estações de tratamento inoperantes. A primeira ETE a funcionar foi a ETE do Mutum, inaugurada em 2009 e inoperante, abandonada e se deteriorando. Hoje, essa estação coleta e trata 20 litros de esgoto por segundo e já está sendo ampliada. Com a ampliação, que estará concluída em janeiro de 2014, a ETE do Mutum terá sua capacidade dobrada, captando e tratando 40 litros de esgoto por segundo.

prefeitura informa que, até abril do ano de 2014, 40% do esgoto da cidade estarão sendo coletados e tratados, beneficiando mais de 60 mil pessoas diretamente, e a toda a população macaense, de forma indireta.

- Essas iniciativas diminuem dia a dia a utilização das fossas até agora usadas pela inexistência de rede de esgoto e tratamento na cidade. Estamos trabalhando e garantindo o tratamento terciário do esgoto, e essa iniciativa tem impacto positivo na preservação dos rios, córregos, da Lagoa de Imboassica e das praias macaenses, diz Dr. Aluízio.

Após a recuperação da ETE do Engenho da Praia, a Foz, concessionária da parceria público-privada responsável pelo saneamento do município, em parceria com a Empresa Pública Municipal de Saneamento, Esane, vai iniciar ações na obra da ETE do Lagomar, para que essa estação entre em operação o mais rapidamente possível.

A ETE do Lagomar vai atender um dos bairros mais populosos da cidade e, de acordo com o prefeito Dr. Aluízio “é parte fundamental da infraestrutura necessária à implantação do novo porto de Macaé".

Nenhum comentário:

Postar um comentário