sábado, 21 de dezembro de 2013

Handebol feminino faz história com 'pés no chão'

Seleção brasileira garante vaga inédita na final do Mundial; jogo decisivo será no domingo, às 14h30, contra a Sérvia, as donas da casa
Dara em ação na vitória sobre a Dinamarca / Fotos: Andrej Isakovic/AFPDara em ação na vitória sobre a DinamarcaFotos: Andrej Isakovic/AFP
A seleção feminina de handeboljá conseguiu o feito histórico de chegar a final do Mundial da modalidade ao bater a Dinamarca na semifinal. No domingo, terá pela frente Sérvia, anfitriã do torneio, para encerrar essa história com uma taça de ouro. A final é no domingo, às 14h30 (de Brasília).

Eufóricas com o fato de garantir pela primeira vez uma medalha em Mundial, as brasileiras tentam manter os pés no chão. Dara, titular da equipe em todos os jogos, faz questão de ressaltar a cautela.

"O grupo está de parabéns. Mas mesmo depois de tudo o que a gente já conquistou, a gente está com os pés no chão. Temos uma responsabilidade muito grande. Sabemos que é o nosso momento de estourar, de crescer e explodir com essa modalidade, mas estamos com os pés no chão. Essa euforia é só depois da vitória. No dia seguinte, pensar nas dificuldades, erros, saber o que não pode fazer. Não estamos deixando subir para cabeça”, disse em entrevista para aRádio Bradesco Esportes FM.


O Brasil chega para a decisão com 100% de aproveitamento, com direito até a uma vitória sobre a Sérvia, na fase de grupos. Na primeira fase também, a equipe verde-amarela também derrotou Argélia, Japão e Dinamarca. No mata-mata, bateu a Holanda nas oitavas; a Hungria, nas quartas; e novamente a Dinamarca, nas semifinais.

Apesar de já ter enfrentado a Sérvia na primeira fase, a Dara evitou fazer prognósticos e destacou a força da torcida da equipe anfitriã. “Vai ser um jogo totalmente diferente da fase de grupos. Tem todo o peso de uma final. A gente joga na casa delas. Hoje no jogo delas tinha 21 mil pessoas. Vai ser um jogo difícil, mas sabemos que somos capazes de fazer algo ainda maior que estamos fazendo."


Brasileiras comemoram vaga inédita para a final
Brasileiras comemoram vaga inédita para a final


A vaga na final comprova a evolução do handebol feminino nos últimos anos. No Mundial de 2011, no Brasil, a equipe mostrou potencial e caiu nas quartas. Nas Olimpíadas de Londres, aconteceu o mesmo. Na atual edição do torneio, as jogadoras sabiam que eram uma das favoritas.

"Tinha 24 equipes e sabíamos que 15 brigariam pelos três primeiros. Sabíamos que tínhamos condições. Evoluímos jogo a jogo. O pé no chão de saber que pode, mas jogar cada jogo. Essa é a nossa diferença."

Confira a campanha do Brasil:

Primeira fase:
Brasil 36 x 20 Argélia
Brasil 34 x 21 China
Brasil 25 x 23 Sérvia
Brasil 24 x 20 Japão
Brasil 23 x 18 Dinamarca

Oitavas: Brasil 29 x 23 Holanda
Quartas: Brasil 33 x 31 Hungria
Semifinal: Brasil 27 x 21 Dinamarca


Final: Brasil x Sérvia, às 14h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário