terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Índio é retirado de árvore de Museu no Rio

Ele estava em cima de uma árvore dentro do Museu do Índio há mais de 24 horas
Índio estava na árvore há 24 horas / Celso Barbosa/Futura Press/FolhapressÍndio estava na árvore há 24 horasCelso Barbosa/Futura Press/Folhapress
O índio José Urutal, da tribo Guajajara, que estava em cima da árvore há mais de 24 horas, foi retirado e vai ser atendido no Hospital Souza Aguiar e em seguida vai ser encaminhado a 18ª DP.

O indígena, de 54 anos, estava na copa da árvore dentro do terreno do antigo Museu do Índio, próximo ao Estádio do Maracanã. Ele faz parte do grupo de manifestantes que havia ocupado o prédio no último domingo e foi retirado nesta segunda-feira, por policiais militares do Batalhão de Choque.

Aproximadamente 50 manifestantes cantavam músicas indígenas e exibem cartazes de apoio ao índio, conhecido como Zé Guajajara. Eles lançaram frutas e água para o indígena por meio de uma corda. Todos passaram a noite e a madrugada embaixo da árvore.

De acordo com o comandante da operação do Batalhão de Choque, major Átila Pinto, pelo menos 30 policiais estão no entorno do prédio para impedir que os manifestantes voltem a ocupar o espaço, que ficou conhecido como Aldeia Maracanã. A polícia isolou a área com grades para impedir a aproximação de militantes.

Até o momento, 24 manifestantes foram encaminhados às delegacias de São Cristóvão, na zona norte, e à Praça da Bandeira, no centro da cidade. Eles foram autuados por resistência à desocupação do prédio do antigo Museu do Índio. O grupo prestou depoimento e foi liberado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário