sábado, 14 de dezembro de 2013

Pacto pela Alfabetização mobiliza professores

Foto: Gabriel Sales
Foto da câmara municipal cheia durante o evento
Câmara Municipal de Rio das Ostras sediou a apresentação dos trabalhos desenvolvidos com o objetivo de alfabetizar os alunos até o 3º ano doEnsino Fundamental
Foto: Gabriel Sales
Foto de estudantes com gorro do papai noel se apresentando durante o evento
Apresentações artísticas dos estudantes fizeram parte da programação
Foto: Gabriel Sales
Foto de uma professora observando os trabalhos desenvolvidos pelas escolas
Os trabalhos desenvolvidos pelas escolas foram apresentados na Câmara Municipal
Rio das Ostras aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) com o objetivo de garantir que os estudantes da Rede Municipal aprendam a ler e a escrever até os 8 anos ou ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para garantir esse compromisso formal assumido com o Governo Federal, foram promovidos curso de formação para os professores alfabetizadores e uma série de atividades com os alunos. Uma mostra desses trabalhos foi exposta na segunda-feira, dia 9, na Câmara Municipal. 

“Assim como acontece com uma semente que vai crescendo aos poucos até se tornar uma árvore, nossos alunos têm um ritmo natural de desenvolvimento a ser estimulado. Por isso considero o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa muito importante”, afirmou o chefe de Gabinete Aldem Vieira, que representou o prefeito Sabino na solenidade.

A secretária de Educação, Andrea Machado, parabenizou toda a equipe da Casa da Educação mobilizada no desenvolvimento do Pnaic no Munícipio, agradecendo também o empenho de todos os professores. “Os alfabetizadores marcam especialmente a vida dos seus alunos, já que são responsáveis por levar o conhecimento das letras e também do mundo”, enfatizou a secretária. 

Diretora da Casa da Educação, Eliane Camacho, fez questão de enfatizar o empenho de todos os integrantes da equipe responsável pela capacitação dos alfabetizadores, coordenada por Ellen Glauce Ferreira. Os orientadores de estudo têm formação específica de 200 horas de duração por ano ministrado pela UFRJ. Essa equipe é integrada pelas professoras Ana Tereza Trápaga, Cemilsa Shinkava, Djeane Barreto, Isabella Ruivo, Lilian Meire, Mabel Cristine, Rita de Cássia e Rose Cristina. 

Durante a solenidade, foram expostos os trabalhos desenvolvidos nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental de 34 escolas. Apresentações culturais das unidades de ensino também fizeram parte do evento, que foi aberto pelo Coral Vozes do Leripe (Escola Municipal Cidade Praiana). 

PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO - As Ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo Ministério da Educação que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. 

A formação continuada baseia-se no curso presencial de dois anos para os professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano. Este ano teve como foco a disciplina de Língua Portuguesa e, no próximo, será a Matemática. Os encontros acontecem na Casa de Educação, totalizando 8 horas mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário