Traineira que levava presos pode virar peça de museu em Angra
RIO - Esquecida na Baía da Ilha Grande, a traineira Tenente Loretti embala as memórias do Instituto Penal Candido Mendes, na Praia de Dois Rios, na Ilha Grande, desativado em 1993. A embarcação, que levava do Rio os prisioneiros, será lembrada por um de seus antigos passageiros, o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira, em seu programa no canal de TV por assinatura GloboNews.
Construída pelo Arsenal de Marinha em 1910, a Tenente Loretti começou a ser usada para o transporte de presos em 1946. Como fim do presídio, passou a servir à Defesa Civil. Sua última missão foi o resgate de náufragos perto de Mangaratiba., em 2008. Depois , foi praticamente abandonada no Cais de Santa Luzia, em Angra. Dois homens ficam de vigília para bombear a água do mar que entra pelo casco precisa de manutenção.
— Viajei no porão da Tenente Loretti há 43 anos, como preso político, com Lúcio Flávio (condenado a 585 anos por assaltos a bancos e homicídios). Fiquei seis meses preso na Ilha Grande. É uma pena ver a lancha nestas condições. Ela faz parte da história do Brasil — disse Gabeira.
A prefeita de Angra, Conceição Rabha (PT), disse que vai fazer uma parceira com o governo do estado para colocar a traineira num museu que será erguido na Ilha Grande.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/traineira-que-levava-presos-pode-virar-peca-de-museu-em-angra-11056740.html#ixzz2nMcjWJii
Nenhum comentário:
Postar um comentário