Rio vive mais um dia de temperaturas extremamente altas
4/1/2014 14:52
Por Redação - do Rio de Janeiro
Por Redação - do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro viveu, neste sábado, mais um dia de temperaturas extremamente altas, apenas 24 horas após o carioca perceber que a sensação térmica na cidade havia chegado a 50ºC. O dispositivo de combate a incêndio de um shopping no Leblon chegou a ser acionado espontaneamente devido ao forte calor. O aparelho liberou jatos d’água no primeiro piso como se o estabelecimento estivesse em chamas. Segundo a meteorologia, as temperaturas devem diminuir neste final de semana, mas nada que faça desaparecer o mal estar causado pelo calor excessivo.
De acordo com o Climatempo, a chegada de uma frente fria vai mudar o tempo. No sábado, o dia será abafado, com predomínio de sol pela manhã e temperatura de até 36ºC. À tarde e à noite, deve chover. Há risco de chuva e vento fortes em todo o Grande Rio. No domingo, a temperatura cai ainda mais. Um ar um pouco mais frio soprará do oceano em direção ao continente. O dia será de muitas nuvens, com aberturas de sol e chuva fraca a moderada. A temperatura máxima não deve passar de 32ºC.
Neste sábado, permanece a sensação de que esqueceram o maçarico ligado na cidade. As praias seguem lotadas de dia e à noite. De acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura chegou a 40,3º C na Vila Militar, na Zona Oeste. Mas por volta das 14h, a sensação de calor calculada, levando-se em conta a umidade alta, chegou a 50ºC no aeroporto de Jacarepaguá.
“Os meses de Verão são os aqueles em que temos os maiores volumes de chuva sobre o Sudeste. Segundo as normais climáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os volumes sobre a Região variam entre os 150 e os 400mm, isso apenas para o mês de Janeiro. No entanto, as chuvas andam ocorrendo de forma bem irregular desde o mês de Dezembro para o Estado de São Paulo, Triângulo e sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Somente no centro-norte mineiro e no Espírito Santo é que o sistema conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provocou chuva com valores bem superiores às normais”, diz o Climatempo.
Ainda segundo os meteorologistas, os mapas indicam “que nos próximos dias teremos acumulados de no máximo 30mm em grande parte do Sudeste, de forma mais local os volumes podem chegar aos 50mm no Vale do Ribeira em São Paulo. Ainda falta muito para atingir os valores climatológicos normais. Se a chuva não vem e o céu fica com poucas nuvens, a temperatura tende a subir. E ainda umidade no ar o suficiente para deixar a sensação de abafamento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário