sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PRAIA DA TARTAGURA, EM BÚZIOS, É INTERDITADA DEPOIS QUE TURISTAS PASSAM MAL

A prefeitura de Búzios desaconselhou o banho de mar na Praia da Tartaruga, uma das mais movimentadas do balneário. A medida foi divulgada na tarde de quinta-feira, dia 20, depois que mais de 60 turistas passaram mal, após mergulho na praia. A maioria deu entrada no Hospital Municipal Rodolpho Perissé em busca de atendimento médico com sintomas como ardência nos olhos, queimação nas vias respiratórias e enjôo.  Segundo o secretário de Meio Ambiente do balneário, Carlos Alberto Muniz, os problemas começaram depois que uma mancha oleosa, de cor mostarda, chegou à praia.
- Andamos toda a extensão da Praia da Tartaruga à noite e recolhemos várias amostras de água. Encontramos grande quantidade de água grossa misturada com algum componente químico.  Recolhemos todo o material que possa nos indicar o motivo da contaminação, disse o secretário.
Durante a madrugada, Carlos Alberto Muniz acompanhou técnicos da concessionária Prolagos que foram coletar amostras da mancha. Técnicos do INEA foram ao local, onde foi montado um laboratório volante da Prolagos. Há suspeita de que a mancha seja resíduo de produtos químicos usados na limpeza no banheiro de navios. A Capitania dos Portos já foi acionada para investigar esta hipótese.
- Nós decidimos desaconselhar o banho de mar por precaução até que saiam os resultados dos exames – explicou o secretário.
Nesta sexta-feira, quando cerca de 400 turistas alemãs, canadenses e americanos estão chegando a Búzios para a inauguração do novo cais da Praia de Manguinhos, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Búzios está acompanhando técnicos do INEA para verificar se encontram outros sinais de contaminação no balneário.
O prefeito de Búzios, o médico André Granado, afirmou que oficialmente 34 pessoas foram atendidas no hospital público de Búzios, das 15h de quinta às 6h desta sexta, devido à mancha no mar. Todos já foram liberados.
- Algumas pessoas foram afetadas por alergia na Praia da Tartaruga. Ainda não temos a causa do problema e sequer podemos afirmar se a contaminação foi na água. Existe a possibilidade de contaminação do ar ou algas. Decidimos impedir o banho na praia até que tudo seja esclarecido, disse o prefeito.
Funcionários do hospital informaram que muitos pacientes foram para hospitais particulares de outros municípios, principalmente Cabo Frio, porque Búzios não possui hospitais que atendem a associados de planos de saúde.
Carlos Alberto Muniz, secretário de Meio Ambiente de Búzios, fazendo vistoria na Praia da Tartaruga após a interdição. Foto: Blog Renata Cristiane
Material coletado que foi para análise. Foto: Blog Renata Cristiane
- See more at: http://jblog.jb.com.br/cabofrionews/2014/02/21/praia-da-tartagura-em-buzios-e-interditada-depois-que-turistas-passam-mal/#sthash.PzwRgz1f.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário