Câmara comemora 200 anos com sessão solene
Com o propósito de resgatar uma parte importante da história do povo macaense, a Câmara Municipal de Macaé (CMM) realiza, nesta quinta-feira (27), uma sessão solene pelos 200 anos do Poder Legislativo na cidade. O evento acontece a partir das 19h, no plenário do Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo, localizado na Av. Rui Barbosa 197, centro. Toda a população está convidada a participar deste momento. A entrada é franca.
Na ocasião, a historiadora Conceição Franco ministrará uma palestra sobre a história das câmaras no Brasil e a instalação do Poder Legislativo em Macaé. Ela ainda abordará a atuação da CMM ao longo desses dois séculos, destacando o seu papel em momentos significativos da história da cidade. Parlamentares e ex-parlamentares, que passaram pela Casa, foram convidados para a comemoração do bicentenário da instituição.
A sessão solene foi proposta pelo vice-presidente da CMM, Maxwell Vaz (SDD), em dezembro de 2013, e aprovada em plenário pelos demais vereadores. De acordo com Maxwell, a ideia surgiu após a realização de pesquisas históricas, que levaram à descoberta da verdadeira data de instalação da CMM: 22 de janeiro de 1814. "Apesar da cidade ter sido fundada em 29 de julho de 1813, somente seis meses depois, em 22 de janeiro de 1814, a sua fundação foi formalizada com a instalação da Câmara Municipal", revelou o vereador.
Para o presidente da CMM, Eduardo Cardoso (PPS), este momento marca ainda a transição para um novo período da história da instituição: a mudança para o Palácio Natálio Salvador Antunes. "A intenção é que em abril as sessões também já estejam sendo realizadas na nova sede do Legislativo, no bairro Virgem Santa", disse.
CONHECIMENTO COMPARTILHADO
Segundo o vereador Maxwell Vaz, o evento também tem como finalidade compartilhar o resultado das recentes pesquisas sobre a história de Macaé e da CMM. Além de uma palestra pública para que a população entenda melhor aformação da cidade e do povo macaense, foram produzidos folderes explicativos. Esse material será entregue na sessão solene e às escolas do município - públicas e particulares - a fim de contribuir para a ampliação e a disseminação de um conhecimento capaz de transformar a consciência política e social da população.
Texto: Adriana Corrêa
Foto: Ivana Gravina
Nenhum comentário:
Postar um comentário