segunda-feira, 3 de março de 2014

Santuário abre as portas para retiro

Publicado em 01/03/2014


Divulgação
Clique na foto para ampliá-la
na programação, adoração ao Santíssimo no retiro do Santuário
No período da maior festa popular do país, a maioria opta por dançar atrás de trios elétricos. Porém, cada vez mais aumenta a gama que que escolhe participar de retiros religiosos. De domingo (2/3) até a próxima terça-feira (4/3), das 9h às 18h, o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza o Reviver Campos - retiro que contará com a orientação espiritual do padre Nelson Antonio Linhares (Reitor do Santuário), a comunidade Shalom e ainda terá as presenças do Bispo Dom Roberto Ferreria e do Bispo Emérito, Dom Roberto Guimarães.

Para participar basta fazer a inscrição, que é de graça e aberta a quem desejar passar um carnaval fazendo parte do Bloco de Jesus.

Com o tema Reviver Campos com alegria e sem violência, o retiro tem como proposta ajudar as pessoas a olhar o mundo e a si mesmo de forma diferente, vivendo a alegria do carnaval, mas sem os excessos. Na prograação constam: palestras, dinâmicas, grupos de partilha, adoração, momentos de oração, música e reflexão, Santa Missa e algumas das atividades. "No Retiro as pessoas terão a oportunidade de experimentar a alegria de quem faz a experiência com Deus, crescendo na fé. E para isso, haverá atividades diversas, que visam a tocar o coração, fortalecer a esperança e dar um sentido novo à vida das pessoas", explica padre Nelson Antonio Linhares, reitor do santuário. 

Origem da festa - O carnaval é uma festa que começou na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança, que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.

Cultos - A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os "atos pecaminosos". Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas na forma semelhante à de hoje.

Marchinhas - A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas. Assim, a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário