quinta-feira, 27 de março de 2014

Solar dos Mellos faz 10 anos com festividade

07/03/2014 15h25 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: João Barreto
Para marcar a primeira década de sua criação, está sendo preparada uma programação que se estenderá ao longo do ano
O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé celebra em 2014 os 10 anos de sua fundação. Criado pela Lei de Nº 2.463 de 26 de março de 2004, o Museu é vinculado a Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico e à Fundação Macaé de Cultura (FMC). Sua missão é promover a interação da sociedade com opatrimônio cultural do Município, além de contribuir com a preservação de acervos que se encontram sob sua guarda, e de diferentes instituições. O Solar dos Mellos oferece também à comunidade macaense um espaço reservado à consulta documental e o estudo da memória local e regional. 

Para marcar a primeira década de sua criação, está sendo preparada uma programação com eventos e atividades que se estenderão ao longo deste ano. “2014 é um excelente ano para se comemorar. Será um momento de reflexão sobre o muito que se conquistou até agora e o que está por ser conquistado”, disse a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico e Cultural, Gisele Muniz. 

Durante a comemoração, o Museu da Cidade de Macaé irá apresentar e compartilhar com a sociedade macaense as principais atividades e projetos desenvolvidos pela instituição, que são: Macaé em Fontes Primárias, Professor Investigador convida, Educação Patrimonial - Integração Museu Escola, Cultura de Quintal, Lugares de Memória, Memória.doc, Sala de visita.

A extensa programação começa com uma homenagem aos 101 anos do músico e compositor macaense Benedito Lacerda, dia 15 de março, das 11h às 13h. No dia 16, às 10h, ocorrerá o lançamento do Projeto Lugares de Memória, no Forte Marechal Hermes – 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola). No dia 23, às 9h, o Solar dos Mellos, em parceria com a Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), promoverá uma Caminhada histórico-cultural aos “Lugares de Memória”. O público alvo deste evento são os amantes do turismo, das atividades físicas e culturais.

A celebração neste primeiro semestre reserva uma surpresa com o lançamento do vídeo documentário sobre o futebol macaense, dia 26 de junho. Como a programação é extensa e com datas variadas, a Fundação Macaé de Cultura fará divulgações nos períodos próximos aos eventos e atividades, visando facilitar a todos o acompanhamento da agenda. “É uma data que merece ser muito comemorada pelos macaenses e por quem vive e ama a cidade, pela importância do Solar dos Mellos tem em zelar pelo patrimônio histórico e cultural do município”, considerou o presidente da FMC, Juliano Tannus da Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário