FMC e Educação lançam obra histórica sobre Macaé
04/04/2014 15h07 - Jornalista: Marilene Carvalho
– Uma de nossas missões é disseminar o conhecimento patrimonial, por isso vamos distribuir o livro para toda a rede de ensino. Seu conteúdo é riquíssimo e artisticamente está bem bonito, proporcionando uma leitura fácil e agradável – avalia o presidente da FMC, Juliano Tannus da Fonseca.
Segundo a secretária de Educação, Lucia Thomaz, “Relatos e Personagens na História de Macaé transforma o estudo da História do Município em experiência de contato com o passado para entender o presente e poder sonhar o futuro para os cidadãos macaenses e para outros viajantes que aqui passarem”.
Todos os relatos e narrativas do livro foram extraídos de documentos manuscritos relacionados a três diferentes momentos do país: períodos Colonial, Imperial e Republicano. Fatos da Macaé colônia abrem a obra, retratando o processo de ocupação, povoamento, aldeamento dos índios Guarulhos, a constituição e os desmembramentos das freguesias que, posteriormente, deram origem ao município.
- O desafio deste livro é disponibilizar para os leitores uma obra que destaque vários traços da vida, da demografia, da geografia, da economia e da cultura, em síntese, da sociedade macaense em diferentes tempos históricos”, diz a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico de Macaé -, Gisele Muniz.
A Macaé Imperial é contada na segunda parte com os relatos de acontecimentos que marcam a passagem do território macaense, da condição de freguesia à situação de vila e a sua elevação a cidade. Por último, o livro fala sobre a Macaé republicana, trazendo para os leitores uma apresentação geral da cidade, do município e das transformações vividas ao longo do século XX. Trata-se de um trabalho literário composto por fragmentos de documentos descritos à mão e textos impressos de viajantes memorialistas de cada época, cronistas dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX, que viram e sentiram a Macaé de um passado remoto e recente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário