Posted: 28 Apr 2014 06:48 AM PDT
Em sua conta no Twitter, nesta segunda-feira (28), a presidenta Dilma Rousseff classificou como ousada e forte a atitude do jogador de futebol Daniel Alves, no último domingo, em resposta ao racismo no esporte. A presidenta lembrou que na Copa do Mundo o Brasil levanta a bandeira do combate à discriminação racial.
|
Posted: 28 Apr 2014 03:30 AM PDT
A presidenta Dilma Rousseff, no programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (28), falou sobre a importância do Marco Civil da Internet, sancionado na última semana e que traz como conceito básico que a internet não tem donos, pertence a todos. Ela ainda lembrou que a legislação foi saudada como exemplo para o mundo como um instrumento importante para aperfeiçoar e democratizar a governança global da internet.
Outro ponto destacado pela presidenta foi a garantia da privacidade dos usuários de internet, mesmo que os dados colhidos no Brasil sejam armazenados em outros países. Assim, qualquer cidadão que tiver suas informações divulgadas ou usadas sem expressa autorização pode recorrer à Justiça brasileira para exigir seus direitos. O Marco Civil ainda garante à liberdade de expressão na internet. Para Dilma, esse tema é importante para o processo de amadurecimento de qualquer democracia.
A lei ainda prevê que as pessoas que se sentirem prejudicadas poderão recorrer à Justiça, com um procedimento simplificado por meio de juizados especiais. O marco ainda contém uma regra específica para a retirada de imagens não autorizadas contendo cenas de pedofilia ou de nudez, por exemplo. Esse é um problema que atinge mulheres vítimas de furtos de dados ou de vinganças praticadas por ex-parceiros.
Neutralidade
A lei também estabelece o princípio da neutralidade, em que um provedor tem que oferecer internet sem limitar serviços e sem interferir naquilo que o usuário quer acessar. Segundo Dilma, é preciso garantir acesso amplo, geral e irrestrito a todos os sites e serviços, sem que algum seja privilegiado por conta de acordos econômicos, por exemplo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário