domingo, 4 de maio de 2014

A Feira De RSE Bacia De Campos Será O Grande Acontecimento Da Próxima Semana Em Macaé

A realização do Fórum da VII Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, está prometendo  ser o principal acontecimento na próxima semana em Macaé. O evento é organizado pelo glorioso jornalista Martinho Santa Fé, que dirige a "Revista Visão Socioambiental".

 O Fórum da VII Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de maio no Clube Cidade do Sol, em Macaé, RJ, terá como tema central “Sustentabilidade, o motor da Inovação”. Para discutir essa e outras questões ligadas à responsabilidade socioambiental e sustentabilidade, foram convidadas personalidades com reconhecida expertise no assunto.
 
A introdução do conceito de sustentabilidade no setor empresarial produz não só inovações organizacionais e tecnológicas, mas receita e lucro, transformando o cenário competitivo com empresas reformulando produtos, tecnologias, processos e modelos de negócios que levam em conta a redução dos impactos socioambientais.

Os países desenvolvidos e emergentes já possuem tecnologia para iniciar a virada para a economia verde (ou de baixo carbono), mas será preciso criar novas tecnologias para consolidar essa mudança. Os municípios da Bacia de Campos têm potencial e recursos para a inovação, inclusive na área de energias renováveis, o que pode fazer da região uma das mais dinâmicas da economia brasileira do século 21.

A Feira de RSE Bacia de Campos, realização da Revista Visão Socioambiental e parceiros, define a cada ano um tema central gerador de debates e em torno desse tema são organizadas várias atividades, além de estandes de empresas, organizações não governamentais, empreendedores sociais, poder público e universidades. Das atividades paralelas, destacam-se: Rodada de Negócios Sustentáveis, Cinema Socioambiental, oficinas de reciclagem e plantio de mudas, Cozinha Brasil do Sistema Firjan, fórum de palestras e debates, workshops empresariais e Projeto Sentrinho de Cultura.

A entrada para a Feira é gratuita e visitas de grupos poderão ser agendadas com antecedência, pelo sitefeirarsebaciadecampos.com.br. As apresentações culturais acontecem sempre das 15h às 18h, bem como as oficinas realizadas nos estandes. Veja a programação completa do fórum.

Dia 06 de maio – terça-feira

- 13h - Cerimônia de Abertura

- 15h às 16h20m – Painel: “Sustentabilidade: o motor da Inovação”, com Ladislau Dowbor. Formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suiça; doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia); professor titular no departamento de pós-graduação da PUC de São Paulo, nas áreas de economia e administração, continuando com o trabalho de consultoria para diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios..

Ronaldo Paranhos - Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFF, doutorado em Welding Technology (University of Cranfield). Professor associado da UENF na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Atualmente é diretor de Inovação da UENF.

- 16h30m às 18h – Fórum - painel: “Estratégias para preservar ecossistemas costeiros de Macaé e região”.

Marcelo Pessanha – Diretor do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Rodrigo Lemes Martins – Biólogo, doutor em Ecologia, professor adjunto da UFRJ/Campus Macaé. 

Salvatore Ciciliano - Pesquisador da Fiocruz e do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos).

 Moderadores – Martinho Santafé – tal,Jornalista, ambientalista, editor da Revista Visão Socioambien filiado à Rede Ethos de Jornalistas; Arthur Soffiati – Historiador ambiental, escritor, pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da UFF, militante ambientalista.

- 18h30m - Fórum painel: “Sustentabilidade : um olhar crítico  multidisciplinar”

Izabela Maria Rezende Taveira - Doutorado e mestrado em Psicologia Social Organizacional e do trabalho pela UERJ. Pós graduação em RH e graduação em Psicologia. Coordenadora do projeto de extensão - Café com RH: Promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho em Macaé.
 
 Cândido Francisco dos Santos e Silva - Professor adjunto da UFF, membro do grupo de pesquisa: Democracia, Estado de Direito e Cidadania - vinculado ao CNPQ pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF.  

Isabel Balloussier Cerchiaro – Graduada em Administração de Empresas (Universidade Cândido Mendes), em Pedagogia (UFRJ), mestrado em Marketing (Kingston University) e Doutorado em Administração (FGV). É chefe de departamento e professora da graduação em administração no ICM – Macaé.    

Mediadora - Ludmila Rodrigues Antunes - Professora adjunta na UFF/ ICM /MAC. Doutora em Economia na área de Política Social no IE/ Unicamp; professora convidada da Especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor do IE da UFRJ. Líder do grupo de pesquisa Estudos sobre dilemas e desafios da sustentabilidade em municípios recebedores de royalties no Estado do RJ. 

Dia 07 de maio – quarta-feira 

- 15h às 16h – Palestra: “Planejamento estratégico, gestão de mudança e inovação nas empresas”. 
 
16h10m às 17h10m – palestra: “Coleta Seletiva Solidária” 

Rosane Mendonça – Bióloga, coordenadora Regional do Programa Coleta Seletiva Solidária do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) Região Lagos I e II. 

- 17h20m às 18h20m – Palestra: “Fomento à gestão dos gases de efeito estufa e à verificação por terceira parte em pequenas e médias empresas no Brasil”. 

 Luiz Cláudio Lemos - Analista Técnico na ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, tutor na Universidade Federal de São Carlos.
 

- Rodada de Negócios Sustentáveis 

18h30m às 20h - Rodada de Negócios com Empresas Fornecedoras e Compradoras 
- 19h30m às 21h - Projeto Sentrinho de Cultura (MPB) – Apresentação Léo Russo 

Dia 08 de maio – quinta-feira 

15h ás 16h – Palestra: “Arquitetura Sustentável”  
Viviane Cunha - Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela 
University
 College of London, consultora, professora e diretora da primeira empresa licenciada na América Latina para avaliar edifícios e comunidades sustentáveis pelo selo BREEAM, o mais antigo e utilizado no mundo. 

16h10m às 17h10m – Palestra: “Programa SESI Cozinha Brasil e investimento social privado” 

Fernanda Chaves de Oliveira - Nutricionista da Assessoria de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN.


17h20m – Palestra: “A Economia do Consumismo” Martinho Santafé –  Jornalista, ambientalista e 
 editor da Revista Visão Socioambiental, 
filiado à Rede Ethos de Jornalistas.(foto)

Durante A Solenidade De Abertura Da VII Feira De Responsabilidade Social Empresarial Bacia De Campos, No Dia 06 De Maio, Terça-Feira, Às 13 Horas, Na Sede Social Do Clube Cidade Do Sol, Será Prestada Uma Homenagem A Dona Alda Corral, Falecida No Mês De Novembro E Que Dedicou Sua Existência Às Ações Sociais E À Sustentabilidade Em Todos Os Níveis, Principalmente Através Da Agenda 21 De Macaé, Que Ajudou A Criar, Tendo Participado Da Entidade Até Os Últimos Dias De Sua Vida.

Rodada de Negócios Sustentáveis na
VII Feira de RSE Bacia de Campos

Cada empresa ecoeficiente terá 15 minutos para apresentar seus produtos e serviços

As novas exigências ambientais e sociais estão obrigando as empresas a se prepararem para um futuro mais verde. As companhias estão passando por um período de transição, onde a gestão tradicional voltada para resultados econômico-financeiros vem absorvendo conceitos de sustentabilidade. Afinal, especialistas garantem que aqueles que não adotam práticas ecologicamente responsáveis estão perdendo espaço no mercado.

Nesse sentido, o conceito de Rodada de Negócios Sustentáveis tem como objetivo principal facilitar a aproximação e o intercâmbio comercial e tecnológico entre as empresas ecoeficientes, estimulando parcerias sustentáveis e criando ambiente propício e saudável para os encontros de negócios, além de possibilitar o acesso a novos mercados.

A Rodada de Negócios Sustentáveis faz parte da programação de eventos paralelos da VII Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, que acontece entre os dias 6 e 8 de maio, realização da , com o patrocínio das prefeituras de Macaé e Rio das Ostras, Itaipu Binacional e UENF e apoio do Clube Cidade do Sol e outros parceiros. Nela estão incluídas empresas onshore e offshore, universidades e poder público, entre outros interessados.

O evento acontecerá no segundo dia da Feira (07 de maio), das 18h30m às 20 horas, no Clube Cidade do Sol, localizado na Avenida Atlântica, 1622, Praia dos Cavaleiros, Macaé/RJ. Cada empresa ecoeficiente terá 15 minutos para apresentar seus produtos e serviços no auditório do evento. Para participar da Rodada de Negócios, o empresário deve inscrever-se através do site www.feirarsebaciadecampos.com.br.

As empresas poderão participar gratuitamente. “A ideia é criar um espaço de conhecimento, integração e de negociações onde o network poderá ser desenvolvido com sucesso por todas as partes envolvidas”, explica a organizadora do evento, a publicitária Bernadete Vasconcellos.

Já confirmaram participação na Rodada de Negócios Sustentáveis da VII Feira de RSE as seguintes empresas:

Uniambiental - Representante única e oficial do maior sistema de tratamento térmico de resíduos líquidos da América Latina. Busca, com tecnologia e know-how, oferecer a seus clientes uma solução completa para seus resíduos. Visando o desenvolvimento industrial sustentado e contando com um moderno sistema de tratamento, biológico e térmico, opera em total conformidade com a legislação ambiental.

Metagreen - A empresa surgiu diante da necessidade da criação de produtos ecologicamente corretos para coleta e armazenamento de resíduos em geral. Partindo desse principio foram feitas várias pesquisas, até chegar à matéria prima que hoje compõe toda a linha dos produtos, proveniente do tubo de creme dental, sendo sua composição 75% plástico e 25% alumínio, com a vantagem de não propagar chamas, sendo impermeável, resistente ao sol e chuva. Seus produtos são: Coletor de Óleo Vegetal usado, Coletores de Pilhas, Baterias e Celulares, Coletores de Eletrônicos, Caixa para armazenamento de Lâmpadas Mistas, Tubulares de 60cm, 1,20m e 2,40m HO.

Energybras Energias Renováveis - O Grupo GeoBrasil Ambiental, após a sua consolidação no mercado brasileiro, vem ampliando sua área de negócios e, por meio da Energybras, tem disponibilizado no mercado soluções em energias renováveis inteligentes. A empresa oferece gestão integral de fontes complementares de energia visando a redução de gastos e consumo energético, gerando economia e rentabilidade para seus clientes. A Energybras desenvolve e implanta projetos de energia solar fotovoltaica, eólica e de biomassa para seus clientes e investidores, que asseguram vantagens lucrativas, garantem a eficiência energética e a preservação ambiental.

Viviane Cunha Associados – Arquitetura e Sustentabilidade – É uma empresa dedicada a projetos de arquitetura e interiores, assumindo projetos de grande porte nas áreas de consultoria e certificação de edifícios, áreas urbanas e empresas. Com clientes e trabalhos realizados para empresas e instituições como BNDES, Concal e Arquivo Nacional, entre outros, a VCA tornou-se pioneira no Brasil na certificação de empreendimentos de acordo com os maiores selos do mundo, como o BREEAM e o Space Syntax.

Ecotelhas – A empresa atua há mais de 10 anos no segmento de telhas de concreto, fornecendo soluções completas que contam com engenheiros e técnicos especializados e estrutura composta de ferramentaria e usinagem próprias para fornecer desde moldes em alumínio de alta resistência até o ferramental completo, como Roller, Sleeper, Facas diveras confirme perfil determinado pelo cliente.

Confecção Elas – A empresa nasceu para suprir a forte demanda das grandes indústrias do setor, instaladas no pólo da cidade de Nova Friburgo e que careciam de mão de obra para expandirem as suas produtividades. O Projeto Ambiental Elas Preservando teve início no final de 2009, quando seus proprietários perceberam o grande volume de sacolas plásticas que eram descartadas e passaram a utilizar tais sacolas para cultivar árvores. Hoje também cultivam mudas em carretéis de linhas de costura industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário