Pré-candidaturas movimentam os bastidores
Publicado em 03/05/2014
|
Paulo Renato Pinto Porto
As convenções partidárias irão oficializar as candidaturas à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e à Câmara Federal somente no mês de junho. No entanto, pré-candidatos a deputado estadual e federal já se movimentam em torno de acordos e alianças visando fortalecer suas chances com vistas à disputa eleitoral. Na eleição proporcional, onde o voto da soma de legendas adquire importância fundamental para o êxito nas urnas, as coligações estão sendo articuladas e envolvem diferentes estratégias para a montagem de chapas e nominatas competitivas.
Vice-presidente do diretório estadual do PR, o deputado estadual Geraldo Pudim, calcula que seu partido deverá eleger no Rio entre 10 deputados estaduais e 12 federais. As estimativas do parlamentar, pré-candidato à reeleição, incluem o efeito Garotinho para o êxito do PR nas urnas. "Nosso companheiro Anthony Garotinho lidera as pesquisas de intenção de voto para o Governo do Estado. Com este desempenho confirmado nas urnas, projetamos eleger uma bancada numerosa de deputados", disse otimista.
Na eleição para a Câmara Federal o partido projeta ter na deputada federal Clarissa Garotinho (PR) uma nova campeã das urnas, capaz de puxar outros candidatos pela soma de votos de legenda. Além dos votos em Campos, onde nasceu, Clarissa deve ser também bem votada na capital, onde foi vereadora, além de percorrer outros municípios do Estado na campanha do seu pai que busca retornar ao Palácio Guanabara. Outro pré-candidato à Câmara pelo PR é o deputado federal Paulo Feijó.
Policial militar e candidato a uma vaga na Alerj, Gil Vianna (PR) já trabalhou na Policia Rodoviária Estadual em municípios da Região dos Lagos e em Rio Bonito, áreas em que planeja trabalhar votos, além de Campos, para conquistar a vitórias nas urnas. Ainda pelo PR, o pastor e ex-deputado federal Eber Silva, da Segunda Igreja Batista de Campos, é pré-candidato à Alerj.
Planejamento para aumentar o reduto
Já Nildo Cardoso (PMDB), cujo reduto eleitoral se concentra na Baixada Campista, vai buscar votos também nas regiões de interesse do setor ceramista, que representa na Câmara Municipal. "Vamos trabalhar na região de Itaboraí e no Grande Rio, onde também temos nossos companheiros do setor cerâmico, das construtoras e do comércio de material de construção onde somos fornecedores, além de construtoras", observou Nildo, cuja candidatura conta com a chancela do presidente regional do partido, Jorge Picciani.
No Norte/Noroeste Fluminense, o peemedebista aposta no apoio de vereadores do seu partido que têm orientação da direção regional para apoiá-lo, além de siglas da base aliada em âmbito estadual. Ele conta com uma coligação de partidos que incluem o PP, PSC e agora também o PSD. "Precisamos sair de Campos com pelo menos 35 mil votos. O restante vamos buscar nesse trabalho que faremos fora da região", disse.
Embora anteriormente tivesse sido anunciado como pré-candidato a uma vaga na Alerj, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Campos Nelson Nahim (PSD), atual presidente da Fundação Estadual Norte Fluminense (Fenorte), confirma sua pré-candidatura a deputado federal. "Em princípio, minha pretensão era ser candidato a deputado estadual. Mas, como o nosso grupo já conta em nossa região com dois deputados estaduais com mandato, casos de João Peixoto (PSDC) e Roberto Henriques (PSD), o Sérgio Cabral (ex-governador) e o Pezão (atual governador) me pediram para que eu me candidatasse a federal. Para não criar problema no grupo, concordei e vamos", explicou.
Tanto Nahim quanto Nildo Cardoso alimentam a expectativa de que o deputado estadual Wagner Montes (PSD) concorra a uma vaga como candidato a deputado federal, o que ampliaria as chances de eleição de ambos. "Não há dúvida que seria uma situação favorável, caso ele (Wagner) viesse como candidato a federal, embora a disputa para a Câmara dos Deputados seja uma eleição diferente. Mas ele obteve uma votação extraordinária nas últimas eleições (528.628 votos) e tem chances de repetir o mesmo desempenho agora em 2014, o que proporcionaria a eleição de mais deputados do nosso partido e da própria coligação", opinou Nahim.
De olho em uma cadeira
Em seu quarto mandato como vereador, Jorge Magal (PR), vice-presidente da Câmara Municipal, disse confiar no êxito nas urnas como pré-candidato a deputado federal. "Espero sair de Campos como uma votação que me faça ter a eleição garantida. Sou um vereador comunitário com serviços prestados em todo município e a certeza de que mais uma vez o povo irá reconhecer nosso trabalho", disse.
Magal prevê que a eleição de Anthony Garotinho ao governo estadual e de Clarissa à Câmara dos Deputados serão dois fatores que impulsionarão as pré-candidaturas na eleição proporcional. "Ter o nome de Garotinho vinculado à nossa candidatura sempre ajuda. E Clarissa sairá do pleito com uma votação consagradora, suficiente para levar vários outros pré-candidatos vitoriosos nas urnas. Ela deve sair da capital como uma grande votação, mas como terá também votos em todos os municípios, acredito que com sua votação nosso partido fará uma excelente bancada tanto na Alerj como na Câmara Federal", analisou.
Outra esperança entre os que disputarão uma vaga no Legislativo está na eleição do ocupante do Palácio Guanabara. Caso seu candidato seja eleito, o pretendente a uma cadeira na Alerj ou à Câmara Federal, mesmo se não conseguir a eleição, mas ficar na suplência, alimentará sempre a expectativa de uma composição para ocupar uma vaga ou postos na próxima administração, seja no Executivo ou no Legislativo. O governador, na formação do seu estafe, comumente sempre chama um parlamentar para ocupar uma secretaria, o que abriria brecha para um suplente assumir a vaga de deputado.
Juventude busca apoio
O advogado Bruno Dauaire (PR), filho do ex-prefeito de São João da Barra (SJB) Betinho Dauaire e neto do ex-deputado estadual Alberto Dauaire, tem feito reuniões bastante concorridas em bairros e distritos de Campos e outros municípios da região, como ocorreu recentemente em Ururaí.
Pré-candidato a uma cadeira na Alerj, Bruno tem atraído às reuniões a presença de jovens lideranças políticas, como o próprio residente do diretório municipal do partido em Campos, Wladimir Garotinho.
Presidente do PR em SJB, o pré-candidato tem contado também com o apoio de vereadores de Campos como Thiago Virgilio Teixeira de Souza (PTC), Cecília Ribeiro Gomes (PT do B), Paulo César Genásio de Souza (PSC) e Luiz Alberto Oliveira de Menezes, o Neném (PTB), além do vereador licenciado Jorge Rangel (PSB), atual secretário municipal de Limpeza Pública, Praças e Jardins de Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário