Agosto de homenagens
Publicado em 22/07/2014
|
|
Redação c/ Assessoria
A partir do dia 5 de agosto, quem passar em frente ao prédio da Câmara de Vereadores de Campos, antigo Fórum, poderá apreciar um monumento de bronze com a figura de Nilo Peçanha, o campista que chegou à presidência da República. A inauguração da peça, feita por um escultor de Niterói, marca a reabertura dos trabalhos legislativos.
A solenidade de entrega está marcada para começar às 15h. A escultura temtamanho natural e ficará perto das escadarias do prédio, que tem o nome de Nilo. Segundo o diretor de Multimídia e Cultura da Câmara, Wilson Heidenfelder, várias autoridades foram convidadas para a inauguração da estátua, entre elas, as lojas maçônicas, já que Nilo Peçanha foi membro da maçonaria. Uma exposição também está na programação:
- Teremos também um vernissage sobre Nilo Peçanha no hall da Câmara, com fotografias e objetos que pertenceram a ele. Essas peças serão cedidas à Câmara por meio de uma parceria com o Museu da República, no Rio - antecipa Heidenfelder.
HOMENAGENS - Neste mesmo dia, haverá sessão solene para entrega da "Medalha Cidade de Campos". A honraria será concedida ao padre José Gualandi, ao Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam) e à Livraria e Papelaria AoLivro Verde, que completou 170 anos no dia 13 de junho, sendo a mais antiga doBrasil em atividade.
A homenagem é prestada a pessoas físicas ou entidades públicas que tenham prestado relevantes serviços ao país ou ao município, contribuindo de alguma forma para o desenvolvimento econômico e social.
Indicado pelo vereador Marcão, padre José Gualandi, que é natural do Espírito Santo, mas, tem o título de Cidadão Campista, é pároco da Igreja Nossa Senhora do Terço e faz um trabalho com crianças na escola e Igreja São Geraldo em Guarus.
Ele destacou o empenho do pároco na expansão de centros de catecismo em diversos lugares do município e implantação e construção de capelas no Jardim Carioca, Travessão de Campos, Baixa Grande e Guarus. - Fundou, com um grupo de amigos, a Associação Beneficente Maria Auxílio dos Cristãos, instalada em Guarus, dando início ao Centro Educacional São Geraldo, que já tem 16 anos de atividade - explicou o vereador.
Duas referências em educação e cultura também estão na lista
Foi da vereadora Auxiliadora Freitas, que tem uma vida dedicada à educação, a iniciativa de homenagear com a medalha o Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert - Isepam. A escola tem importância na formação de vários educadores e profissionais de destaque como a falecida juíza Maria Tereza Gusmão de Andrade.
Criada em 1984, a Escola Normal de Campos, que teve, segundo os livros de matrículas, como primeira aluna Maria Clotilde Arrault, tornou-se Instituto de Educação de Campos após reestruturação da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Ao Livro Verde, a livraria mais antiga do Brasil, situada na mesma sede desde a sua fundação, em 1844, na Rua Theotônio Fereira de Araújo, antiga Barão de Cotegipe, também receberá a honraria. O vereador Nildo Cardoso explicou que concederá a homenagem ao estabelecimento pela grande parcela de contribuição para a cultura local e para o desenvolvimento socioeconômico de cidade.
Essa será mais uma entre tantas homenagens que a tradicional livraria, fundada em 1844, já recebeu. Em 1994, quando Completou 150 anos, a Ao Livro Verde foi editorial na primeira página do jornal O Globo, em texto escrito pelo então presidente das Organizações Globo, jornalista Roberto Marinho. Com o título de "Resistência".
FONTE- O DIÁRIO - 22-7-2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário