terça-feira, 26 de agosto de 2014

Rio das Ostras adere à campanha da ONU

Foto: Gabriel Sales
O coordenador da Defesa Civi, Major Eric fala da importância de aderir a Campanha
Foto: Gabriel Sales
Prefeito Sabino assinou a carta de intenções e cidade já iniciou medidas preventivas
O município de Rio das Ostras aderiu à campanha Construindo Cidades Resilentes, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com base no Marco de Ações de Hyogo (Japão), instrumento adotado pela ONU que reúne linhas prioritárias de ação. Cidades resilientes são aquelas que têm capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. 

No Brasil, 247 cidades aderiram à campanha, sendo 15 no Estado do Rio de Janeiro. Rio das Ostras é um dos municípios que vêm desenvolvendo uma política preventiva e já conta com certificado de participação, após o prefeito Sabino assinar a carta de intenções se comprometendo a cumprir as ações e a cidade iniciar as medidas preventivas. 

A campanha pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios da redução de riscos, por meio da implementação de estratégias para a construção de cidades resilientes. Entende-se que o município é quem realiza a primeira resposta em situações de emergências, por isso a necessidade de unir esforços entre os governos locais e a sociedade civil organizada. A proposta é desenvolver soluções inovadoras para a redução das vulnerabilidades e propiciar o bem-estar e segurança da população. 

Para entrar no grupo de cidades resilientes é necessário desenvolver ações essenciais a serem implementadas; parte delas têm como origem as prioridades estabelecidas em 2005 pelo Marco de Ação de Hyogo (Japão), quando 168 países se comprometeram a adotar medidas para reduzir o risco de desastres até 2015. 

CAPACITAÇÃO - De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Major Eric Schueler, no início do mês, Rio das Ostras participou da reunião na Secretaria Estadual de Defesa Civil, junto a representantes dos 92 municípios fluminenses. Já foram iniciados os trabalhos envolvendo as cidades da Região da Baixada Litorânea. Na ocasião, foi discutida a capacitação dos gestores municipais. Desde o ano passado, Rio das Ostras deu início ao Plano de Contingência de Desastres Naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário