Mais quatro anos com ela
Publicado em 26/10/2014
|
|
A presidente Dilma Rousseff (PT) foi ontem reeleita para mais quatro anos de mandato na disputa com o tucano Aécio Neves (PSDB), numa das disputas mais acirradas dos últimos anos. Até a última atualização desta reportagem, com 99,95% das urnas apuradas, a petista tinha 54.473.480 votos (51,64%) e o tucano, 51.023.465 votos (48,36%). Ao todo, Dilma alcançou mais de 52 milhões de votos e venceu em praticamente todas as regiões do país, inclusive em Minas, onde Aécio foi governador.
Logo após anunciada a vitória na reeleição, Dilma discursou afirmando que iria aprofundar a discussão sobre a reforma política, manter a política de recuperação do salário mínimo e melhorar as condições de competitividade da economia, sobretudo o setor industrial.
- O Brasil saiu maior dessa disputa. O país não está dividido, como dizem. Houve dois candidatos que pensam diferente, mas que querem o melhor para o Brasil. Vamos dar as mãos nesta caminhada para continuar avançando no presente e construir nosso futuro. Viva o Brasil e viva o povo brasileiro!", exclamou Dilma ao final do discurso. No primeiro turno, Dilma venceu com 43,2 milhões de votos (41,59%) contra 34,9 milhões de Aécio (33,5) e 22,2 milhões de Marina (21,3%). Com a vitória, o PT, que foi criado em 1980, terá um ciclo de 16 anos no poder.
Uma trajetória de resistência
Mineira de Belo Horizonte, Dilma tem 66 anos, é economista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem uma filha e um neto. Foi reeleita junto com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), com o apoio da coligação formada por PT, PMDB, PDT, PCdoB, PR, PP, PRB, PROS e PSD.
Filha de um imigrante búlgaro e de uma professora do interior do Rio, Dilma viveu em Minas até 1970, onde integrou organizações de esquerda, como o Comando de Libertação Nacional (Colina) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Foi presa em 1970 pela ditadura militar e passou quase três anos no Presídio Tiradentes, na capital paulista, onde foi torturada.
Em 1973, mudou-se para Porto Alegre, onde construiu sua carreira política. Em 2000, Dilma filiou-se ao PT e, em 2002, foi convidada a compor a equipe de transição entre os governos Fernando Henrique e Lula. Quando Lula assumiu, em janeiro de 2003, Dilma foi nomeada ministra de Minas e Energia, onde comandou a reformulação do marco regulatório do setor. Em 2005, ainda no primeiro governo Lula, Dilma assumiu a chefia da Casa Civil. Dilma deixou a Casa Civil em abril de 2010 e, em junho do mesmo ano, teve sua candidatura à Presidência da República oficializada. Venceu sua primeira eleição no segundo turno, contra o candidato do PSDB, José Serra, com mais de 56 milhões de votos.
"#Dilmais4anos", escreveu dilma no facebook
Dilma Rousseff agradeceu aos eleitores nas redes sociais. Em mensagem divulgada no Twitter e no Facebook, a candidata diz: "Muito obrigada! #Dilmais4anos". A mensagem é acompanhada de uma foto de Dilma com o braço erguido mostrando o número 2 com a mão. No Twitter, Dilma tem 6,3 mil curtidas e 11 compartilhamentos. No Facebook, foram 174 mil curtidas e 103,5 mil compartilhamentos. A publicação foi feita quando o resultado foi oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Aécio também agradeceu aos eleitores. Publicou no Facebook uma foto com os braços abertos com a mensagem: "Obrigado!". No Twitter, a equipe do candidato publicou techos do discurso feito pelo candidato do PSDB à Presidência da República. Ele fez um pronunciamento de menos de três minutos à imprensa em um hotel no Centro de Belo Horizonte, logo depois de saber da vitória de Dilma. O tucano agradeceu a todos os brasileiros e disse que ligou para a presidenta reeleita, desejando-lhe sucesso no próximo mandato. - Cumprimentei agora há pouco por telefone a presidente eleita e desejei a ela [Dilma] sucesso na condução do seu próximo governo e ressaltei: considero que a maior de todas as prioridades deve ser unir o Brasil em torno de um projeto honrado e que dignifique a todos os brasileiros- disse.
Logo que a campanha do segundo turno foi iniciada, Dilma aparecia atrás de Aécio nas pesquisas de intenção de voto do Ibope e Datafolha. No início da semana passada, a petista reverteu o quadro e passou a figurar na frente do tucano. Com a vitória, Dilma se torna a primeira presidente mulher reeleita da história do Brasil. Em Campos, ontem à noite, uma carreata tingiu de vermelho várias ruas do Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário