Nova Friburgo comemora o Dia internacional do Idoso com programação especial
Publicado em 3 outubro de 2014
O Dia internacional do Idoso, que surgiu como proposta da ONU – Organização das Nações Unidas – para oferecer qualidade de vida aos mais velhos por meio da saúde e da integração social, foi comemorado em Nova Friburgo no dia 1º de outubro em grande estilo pela Secretaria de Saúde, através das Unidades Básicas, Postos de Saúde e Estratégias de Saúde da Família (ESF).
Os idosos são hoje no Brasil 26,3 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 13% da população e a expectativa é que esse percentual aumente e que, em 2060, chegue a 34%, segundo previsão do instituto.
Em Centenário, o grupo de idosos da Estratégia de Saúde da Família, coordenada pela Enfermeira Cristiane Vaz Castelano, participou desta comemoração, realizando diversas atividades que foram iniciadas com uma caminhada da ESF até a Academia da Terceira Idade – do Governo Estadual – seguida pela solenidade de abertura das comemorações, com a presença do Presidente da Câmara dos Vereadores, Marcio Damásio.
Os idosos tiveram a pressão arterial aferida, realizaram testes de glicemia e ainda participaram de um “aulão” de ginástica coordenado pelo Professor de educação física Felipe Castro. A comemoração contou ainda com uma palestra promovida pela médica Andréa de Oliveira Martins, a única médica Brasileira do Programa Mais Médicos atuando em Nova Friburgo.
Andréa aproveitou a oportunidade para ressaltar a qualidade da equipe de Centenário: “nossa equipe está muito bem montada e estruturada, com todos os profissionais atuando em conjunto, para garantir a excelência no atendimento à comunidade local. Trabalhar aqui em Centenário é extremamente gratificante e com o tempo, conhecendo as particularidades de cada paciente, podemos melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas. Estamos atentos também à parte emocional e ao tipo de alimentação e desta maneira podemos orientar a melhor forma do idoso se alimentar e prevenir doenças. Na academia da Terceira Idade aqui do bairro eles também recebem orientações de professores de educação física, além da assistência dos fisioterapeutas da Rede Pública”.
A Paciente Maria Gonçalves, conhecida em Centenário como Dona “Zezeca”, elogiou o trabalho desenvolvido na ESF. “Agora tenho ânimo para fazer atividades e até meu apetite melhorou. Faço atividades físicas todos os dias e o pessoal das Estratégias de Saúde da Família é ótimo”.
Além de Centenário, as ESF de Riograndina, Conselheiro Paulino, Lumiar, Olaria, São Geraldo e São Pedro da Serra já realizaram seus eventos. E no decorrer de todo o mês de outubro as demais equipes do município, como Nova Suíça, Amparo, Campo do Coelho, entre outras, irão celebrar a data.
Fotos: Daniel Marcus
Nenhum comentário:
Postar um comentário