sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Nova Friburgo comemora o Dia internacional do Idoso com programação especial

Publicado em 3 outubro de 2014
 
Paciente Dona Zezeca
Paciente Dona Zezeca
O Dia internacional do Idoso, que surgiu como proposta da ONU – Organização das Nações Unidas – para oferecer qualidade de vida aos mais velhos por meio da saúde e da integração social, foi comemorado em Nova Friburgo no dia 1º de outubro em grande estilo pela Secretaria de Saúde, através das Unidades Básicas, Postos de Saúde e Estratégias de Saúde da Família (ESF).
Os idosos são hoje no Brasil 26,3 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 13% da população e a expectativa é que esse percentual aumente e que, em 2060, chegue a 34%, segundo previsão do instituto.
Equipe da ESF de Centenário
Equipe da ESF de Centenário
Em Centenário, o grupo de idosos da Estratégia de Saúde da Família, coordenada pela Enfermeira Cristiane Vaz Castelano, participou desta comemoração, realizando diversas atividades que foram iniciadas com uma caminhada da ESF até a Academia da Terceira Idade – do Governo Estadual – seguida pela solenidade de abertura das comemorações, com a presença do Presidente da Câmara dos Vereadores, Marcio Damásio. 
Os idosos tiveram a pressão arterial aferida, realizaram testes de glicemia e ainda participaram de um “aulão” de ginástica coordenado pelo Professor de educação física Felipe Castro.  A comemoração contou ainda com uma palestra promovida pela médica Andréa de Oliveira Martins, a única médica Brasileira do Programa Mais Médicos atuando em Nova Friburgo. 
Professor Felipe Castro e Alunas da Academia do Estado
Professor Felipe Castro e Alunas da Academia do Estado
Andréa aproveitou a oportunidade para ressaltar a qualidade da equipe de Centenário: “nossa equipe está muito bem montada e estruturada, com todos os profissionais atuando em conjunto, para garantir a excelência no atendimento à comunidade local. Trabalhar aqui em Centenário é extremamente gratificante e com o tempo, conhecendo as particularidades de cada paciente, podemos melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas. Estamos atentos também à parte emocional e ao tipo de alimentação e desta maneira podemos orientar a melhor forma do idoso se alimentar e prevenir doenças. Na academia da Terceira Idade aqui do bairro eles também recebem orientações de professores de educação física, além da assistência dos fisioterapeutas da Rede Pública”. 
Teste de Glicemia
Teste de Glicemia
A Paciente Maria Gonçalves, conhecida em Centenário como Dona “Zezeca”, elogiou o trabalho desenvolvido na ESF. “Agora tenho ânimo para fazer atividades e até meu apetite melhorou. Faço atividades físicas todos os dias e o pessoal das Estratégias de Saúde da Família é ótimo”.
Além de Centenário, as ESF de Riograndina, Conselheiro Paulino, Lumiar, Olaria, São Geraldo e São Pedro da Serra já realizaram seus eventos. E no decorrer de todo o mês de outubro as demais equipes do município, como Nova Suíça, Amparo, Campo do Coelho, entre outras, irão celebrar a data.
Fotos: Daniel Marcus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário