Dois novos trens chineses entram em operação no Rio
Da Redação |
Dois novos trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro entraram em circulação na última quarta-feira (5), na SuperVia. Durante uma semana, os veículos ficarão em operação assistida no ramal de Deodoro, das 10h às 15h. As composições se juntam a outras 12 – do lote de 70 veículos comprados na China – que já atendem à população.
Depois do acompanhamento técnico, os trens serão inseridos à grade regular do sistema ferroviário. As composições possuem ar-condicionado, passagem interna entre os carros, sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera, painéis de LED e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros, cada.
“A entrada desses dois trens representa a oferta de mais 4,8 mil lugares por dia na SuperVia. Juntas, as 70 novas composições somarão 840 mil lugares ofertados diariamente, todos em composições refrigeradas”, explicou a secretária de Transportes, Tatiana Carius.
O autônomo José Augusto Peixoto, de 59 anos, aprovou as novas composições. Com a chegada dos trens chineses, ele passou a usar o sistema ferroviário com mais frequência.
“Hoje, os passageiros podem viajar com mais conforto, rapidez e segurança. Os trens chineses são ótimos, mais modernos”, disse o autônomo.
Modernização da frota
O governo do estado vem investindo na modernização do sistema ferroviário do Rio com a compra de novos trens. No dia 10 de outubro, mais quatro veículos chineses desembarcaram no Porto do Rio. As composições fazem parte do lote de 70 trens encomendados à fábrica Changchun Railway Vehicles.
A recuperação do sistema teve início em 2009, quando o Banco Mundial financiou US$ 166 milhões para a compra de 30 trens chineses, fabricados pelo consórcio chinês National Machinery Import & Export Corporation, vencedor da licitação. A negociação entrou para a história do Banco Mundial como a licitação pública mais rápida já realizada na América do Sul e com o menor preço de custo praticado no mercado internacional. A chegada das composições permitiu a oferta de 288 mil lugares a mais, por dia.
Em 2012, com investimento de US$ 306 milhões, o Banco Mundial financiou, novamente pelo menor preço já praticado no mercado mundial, a aquisição de mais 70 trens chineses, totalizando a compra de 100 composições pelo Estado.
Trens nacionais reforçam sistema ferroviário
Ainda dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu 10 trens nacionais, que já estão em operação.
Em 2007, a concessionária transportava, em média, 325 mil passageiros por dia e contava com apenas 10 trens refrigerados, o equivalente a 6% de um total de 173 composições. Atualmente, são 199 trens, sendo 130 refrigerados, o que corresponde a 65% da frota. Até o fim de 2015, toda a frota será climatizada.
Os investimentos na modernização do sistema ferroviário – que incluem ainda reformas em estações e na sinalização – somam R$ 3,3 bilhões.
FA
Dois novos trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro entraram em circulação na última quarta-feira (5), na SuperVia. Durante uma semana, os veículos ficarão em operação assistida no ramal de Deodoro, das 10h às 15h. As composições se juntam a outras 12 – do lote de 70 veículos comprados na China – que já atendem à população.
Depois do acompanhamento técnico, os trens serão inseridos à grade regular do sistema ferroviário. As composições possuem ar-condicionado, passagem interna entre os carros, sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera, painéis de LED e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros, cada.
“A entrada desses dois trens representa a oferta de mais 4,8 mil lugares por dia na SuperVia. Juntas, as 70 novas composições somarão 840 mil lugares ofertados diariamente, todos em composições refrigeradas”, explicou a secretária de Transportes, Tatiana Carius.
O autônomo José Augusto Peixoto, de 59 anos, aprovou as novas composições. Com a chegada dos trens chineses, ele passou a usar o sistema ferroviário com mais frequência.
“Hoje, os passageiros podem viajar com mais conforto, rapidez e segurança. Os trens chineses são ótimos, mais modernos”, disse o autônomo.
Modernização da frota
O governo do estado vem investindo na modernização do sistema ferroviário do Rio com a compra de novos trens. No dia 10 de outubro, mais quatro veículos chineses desembarcaram no Porto do Rio. As composições fazem parte do lote de 70 trens encomendados à fábrica Changchun Railway Vehicles.
A recuperação do sistema teve início em 2009, quando o Banco Mundial financiou US$ 166 milhões para a compra de 30 trens chineses, fabricados pelo consórcio chinês National Machinery Import & Export Corporation, vencedor da licitação. A negociação entrou para a história do Banco Mundial como a licitação pública mais rápida já realizada na América do Sul e com o menor preço de custo praticado no mercado internacional. A chegada das composições permitiu a oferta de 288 mil lugares a mais, por dia.
Em 2012, com investimento de US$ 306 milhões, o Banco Mundial financiou, novamente pelo menor preço já praticado no mercado mundial, a aquisição de mais 70 trens chineses, totalizando a compra de 100 composições pelo Estado.
Trens nacionais reforçam sistema ferroviário
Ainda dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu 10 trens nacionais, que já estão em operação.
Em 2007, a concessionária transportava, em média, 325 mil passageiros por dia e contava com apenas 10 trens refrigerados, o equivalente a 6% de um total de 173 composições. Atualmente, são 199 trens, sendo 130 refrigerados, o que corresponde a 65% da frota. Até o fim de 2015, toda a frota será climatizada.
Os investimentos na modernização do sistema ferroviário – que incluem ainda reformas em estações e na sinalização – somam R$ 3,3 bilhões.
Depois do acompanhamento técnico, os trens serão inseridos à grade regular do sistema ferroviário. As composições possuem ar-condicionado, passagem interna entre os carros, sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera, painéis de LED e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros, cada.
“A entrada desses dois trens representa a oferta de mais 4,8 mil lugares por dia na SuperVia. Juntas, as 70 novas composições somarão 840 mil lugares ofertados diariamente, todos em composições refrigeradas”, explicou a secretária de Transportes, Tatiana Carius.
O autônomo José Augusto Peixoto, de 59 anos, aprovou as novas composições. Com a chegada dos trens chineses, ele passou a usar o sistema ferroviário com mais frequência.
“Hoje, os passageiros podem viajar com mais conforto, rapidez e segurança. Os trens chineses são ótimos, mais modernos”, disse o autônomo.
Modernização da frota
O governo do estado vem investindo na modernização do sistema ferroviário do Rio com a compra de novos trens. No dia 10 de outubro, mais quatro veículos chineses desembarcaram no Porto do Rio. As composições fazem parte do lote de 70 trens encomendados à fábrica Changchun Railway Vehicles.
A recuperação do sistema teve início em 2009, quando o Banco Mundial financiou US$ 166 milhões para a compra de 30 trens chineses, fabricados pelo consórcio chinês National Machinery Import & Export Corporation, vencedor da licitação. A negociação entrou para a história do Banco Mundial como a licitação pública mais rápida já realizada na América do Sul e com o menor preço de custo praticado no mercado internacional. A chegada das composições permitiu a oferta de 288 mil lugares a mais, por dia.
Em 2012, com investimento de US$ 306 milhões, o Banco Mundial financiou, novamente pelo menor preço já praticado no mercado mundial, a aquisição de mais 70 trens chineses, totalizando a compra de 100 composições pelo Estado.
Trens nacionais reforçam sistema ferroviário
Ainda dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu 10 trens nacionais, que já estão em operação.
Em 2007, a concessionária transportava, em média, 325 mil passageiros por dia e contava com apenas 10 trens refrigerados, o equivalente a 6% de um total de 173 composições. Atualmente, são 199 trens, sendo 130 refrigerados, o que corresponde a 65% da frota. Até o fim de 2015, toda a frota será climatizada.
Os investimentos na modernização do sistema ferroviário – que incluem ainda reformas em estações e na sinalização – somam R$ 3,3 bilhões.
FA
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