Rede municipal de Educação é semifinalista no concurso “Criadores de Começos”
25/11/2014 12h10 - Jornalista: Joice Trindade
Foto: Moisés Bruno
Para a Secretaria de Educação, o projeto é uma oportunidade de incentivar a leitura
Três obras vão representar Macaé: “Meu Amigo ET”, produzida pelo estudante Kayke da Silva Nascimento, 10 anos, 5° ano do Colégio Municipal Aroeira, com auxílio da professora Nilce da Silva Gumarães; “O ovo e o mundo” é de Ellen Ramalho Lima, 11 anos, também do 5º ano da mesma unidade escolar, e conta com a ajuda da mesma professora; “O começo da noite” da aluna Lis Maia Alvarez, 4º ano, da Escola Municipal Joaquim Breves, cuja produção tem a contribuição da professora Renata Vidal Hahn.
Na oportunidade, os autores das cinco histórias finalistas deverão apresentar seus textos para uma comissão que vai avaliar os seguintes critérios: estrutura, coerência, coesão, registro, proposição e apresentação, fator que, segundo a coordenadora de Leitura da rede municipal, Leila Mancebo, reforça o ensino da narrativa e o interesse pela leitura dos estudantes.
A história vencedora premiará a escola, o professor e o aluno. Cada autor apresentará a história em, no máximo, 15 minutos, Eles poderão escolher o formato da apresentação, contar com o auxílio de colegas e utilizar adereços cênicos e figurinos. As histórias finalistas serão organizadas em um livro distribuído a todas as escolas participantes e bibliotecas públicas.
Entusiasmada com a participação, a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, avalia que o projeto é uma excelente oportunidade de incentivar a leitura e até mesmo a descoberta de novos talentos. “A iniciativa é fabulosa. Os professores e alunos têm a chance de se dedicar a produções criativas. Estamos satisfeitos com esta seleção”, observa.
Concurso anterior – A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, lembra que, no ano letivo de 2013, o ensino municipal marcou o livro de contos “Bú. Histórias de Medo e Coragem”. A obra é uma coletânea de contos que participou do concurso federal com dois textos de alunos de Macaé “Armadilha da Morte”, produzido pelos alunos da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria, no Horto; e “A Maldição da Mula”, dos estudantes da unidade municipal Fantina de Melo, situada no Frade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário