sábado, 27 de dezembro de 2014

Moraes Moreira encerra a turnê Acabou Chorare no Rio

27.Dez.2014
acabou-chorare.jpgCom nosso patrocínio por meio do Programa Petrobras Cultural, Moraes Moreira, Davi Moraes e banda voltam ao Rio neste sábado (27/12) para o encerramento da turnê Acabou Chorare, que celebra os 40 anos do renomado disco dos Novos Baianos. 
Ao todo, a turnê terá passado por 11 cidades: Salvador (BA) , Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).
“Acabou Chorare” aparece em primeiro lugar na Lista dos 100 maiores discos da música brasileira feita pela revista Rolling Stone, e é considerado uma obra-prima pelos estudiosos, produtores e jornalistas convocados para a votação. Nesta turnê, além de recriar as composições do histórico disco, Moraes Moreira e seu filho contam ao público um pouco sobre o LP, as gravações, a convivência com os Novos Baianos, com João Gilberto e sua carreira.
Sobre o álbum
Gravado em 1972, “Acabou Chorare” foi o segundo disco dos Novos Baianos. Tudo começou em Salvador, onde Tom Zé apresentou o melodista Moraes ao letrista Galvão. Enquanto compunham compulsivamente, formavam o grupo: Paulinho já era cantor de certa notoriedade; da musical família Gomes vieram Pepeu e o baterista e cavaquinista Jorginho; niteroiense e em busca de aventuras baianas, Bernardete Dinorá virou a cantora e ritmista Baby Consuelo; e, após o show O desembarque dos bichos depois do dilúvio universal, e a despedida de Salvador, seriam integrados ao Rio de Janeiro e em São Paulo o baixista Dadi e os percussionistas: Baixinho e Bolacha.
Já no primeiro disco, o grupo misturou mambo, tango, xote, samba e rock. Mas foi depois de conhecerem João Gilberto, em 1970, que os Novos Baianos mudaram o rumo e se deixaram influenciar pelo samba e pelo tropicalismo.
Serviço - Show Acabou Chorare:
Data: 27/12
Local: Circo Voador - Rio de Janeiro
Abertura dos portões: 22h
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

Nenhum comentário:

Postar um comentário