segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Blocos celebram os 10 anos do Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição

04.Jan.2015
marchinhas.jpg
O gênero musical mais tradicional da folia será celebrado neste domingo (04/01) com o lançamento do 10° Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas, projeto realizado pela Fundição Progresso com nosso patrocínio. O evento marca também a abertura oficial do carnaval de rua de 2015 na Lapa, no Rio de Janeiro.
O lançamento do 10° Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas será feito com um desfile de Carnaval, embalado pelos blocos Céu na Terra e Rio Maracatu. O cortejo, gratuito para o público, percorrerá a partir das 17h a Rua dos Arcos, Rua do Lavradio e Praça dos Arcos, na Lapa.  No repertório, marchinhas de Braguinha, Pixinguinha, Lamartine Babo, Noel Rosa, entre outros.

A apresentação das dez composições semifinalistas acontecerá em um grande baile no dia 18 de janeiro na Fundição Progresso, quando também será lançado o CD “As melhores marchinhas do Carnaval 2015”. Nessa data, serão escolhidas as três finalistas. A grande final, que consagrará a marchinha campeã de 2015, será no dia 1º de fevereiro.  A vencedora será eleita pelo voto popular e anunciada no programa “Fantástico”, da TV Globo. As três finalistas receberão prêmios em dinheiro e troféus.

Esta edição do concurso homenageará os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e os 80 anos da primeira gravação da marchinha “Cidade Maravilhosa”, de André Filho, que se tornou hino do município. Foram inscritas no concurso 1.339 composições de todas as regiões do Brasil. Entre os semifinalistas, há compositores do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal. As obras estão disponíveis no site: www.concursodemarchinhas.com.br.
Idealizado em 2005 pelo produtor cultural, ator e presidente da Fundição Progresso, Perfeito Fortuna, o Concurso Nacional de Marchinhas contabiliza, ao longo de uma década, mais de 9.500 composições inscritas, vindas de todos os estados do Brasil. O concurso tem como objetivo incentivar a renovação do repertório de Carnaval, ao mesmo tempo em que mantém viva a tradição do gênero. Edições anteriores do evento homenagearam grandes artistas como Carmen Miranda, Chiquinha Gonzaga, Emilinha Borba e João Roberto Kelly.
Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

Nenhum comentário:

Postar um comentário