sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

NOTÍCIA NO DETALHE

Centro vacina viajantes contra febre tifoide e hepatite A


Campos é o único município do interior do estado do Rio de Janeiro que emite o Certificado Internacional de vacinação, consulta e vacina para os viajantes, ao mesmo tempo. O serviço é garantido no Centro de Vacinação para Viajantes, onde os campistas possuem mais vantagens, por receberem também, vacinas não contempladas pelo Ministério da Saúde, e igualmente importantes, como contra febre tifoide e Hepatite A em adultos, por exemplo.
 
O atendimento é regional e pessoas de municípios vizinhos também são beneficiadas, como Macaé, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra. Desde a implantação do serviço, em 2012, cerca de 2.400 certificados foram emitidos. O objetivo é proteger coletivamente a população, para evitar que os brasileiros contraiam doenças e permitam a entrada de vírus e bactérias no país.
 
O diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, explicou que o agendamento pode ser feito no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no endereço: www.anvisa.gov.br/viajantes, ou pelo telefone (22) 27332820. O Centro funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
 
- Neste site, os viajantes fazem um pré-cadastro e escolhem nossa cidade para buscar o certificado. É feita uma triagem do local de vacinação e, a depender do destino e da condição clínica do viajante, uma consulta é feita, onde recebem orientações sobre doenças crônicas infecciosas, com dispensação de vacinas e de medicamentos para a profilaxia da malária – explicou o diretor.
 
Cada vez o serviço ganha a confiança da população campista e de novos moradores, como a norueguesa Ane Kvalheim Gsermundsen, que se mudou para Campos por seu marido estar trabalhando no Porto do Açu. Ela fará uma viagem para a África e para a Ásia e foi consultada em inglês e vacinada. “Recebi recomendações contra a malária também. Parabéns pelo trabalho realizado aqui”, disse.

Por: Kamilla Uhl - Foto: Secom -  01/01/2015 00:39:56

Nenhum comentário:

Postar um comentário