quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

ALESSANDRO GARCIA: O LUTHIER DE SOPROS DOS INSTRUMENTISTAS DAS ORQUESTRAS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL

Por Leonor Bianchi
Venezuelano de San Cristóbal, o luthier de sopros Alessandro Garcia é o nosso entrevistado desta edição da Revista do Choro.
Clarinetista da Orquestra Sinfônica da Venezuela por 15 anos, Garcia dedica-se à lutheria, ofício que aprendeu com grandes mestres do mundo inteiro, mas, sobretudo, com o exímio luthier venezuelano, o professor Abraham Saavedra, acerca de oito anos.
Morando no Brasil, mantém um ateliê em Belo Horizonte, por onde já passaram instrumentos de instrumentistas das orquestras mais importantes do Brasil, como ele nos conta nesta breve entrevista.
Conheçam um pouco do luthier Alessandro Garcia e do seu trabalho.
O luthier Alessandro Garcia em seu ateliê, em Belo Horizonte.
O luthier Alessandro Garcia em seu ateliê, em Belo Horizonte.
A entrevista…
Revista do Choro: Conte um pouco sobre quem é você, sua origem, como começou a trabalhar como Luther de instrumentos de sopro…
Revista do Choro: Conte um pouco sobre quem é você, sua origem, como começou a trabalhar como Luther de instrumentos de sopro…
Alessandro Garcia: Sou Venezuelano, da cidade de San Cristóbal, fronteira com a Colômbia. Durante 15 anos fui clarinetista da Orquestra Sinfônica da Venezuela. Comecei a trabalhar como Luther há a uns sete, oito anos, treinado na oficina do professor Abraham Saavedra, reconhecido Luther da Venezuela.
Revista do Choro: Como se deu seu envolvimento com a clarineta e com os instrumentos de sopro?
Alessandro Garcia: Aos 13 anos de idade fiquei apaixonado pela música e tive a grande sorte de ganhar uma clarineta do meu pai. Foram muitos anos de estudo intenso, dedicação exclusiva e maravilhosas vivências. Participei em muitas gravações de Cd´s, programas de TV ao vivo para a televisão, tours quase pela Europa toda e os Estados Unidos, e também ministrei aulas durante muitos anos.
Leia a entrevista na íntegra no site da Revista do Choro –http://www.revistadochoro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário