Por Aretuza Maia em 05/02/2015
Cabo Frio é conhecido pelas belas praias, mas o que nem todos conhecem é o turismo religioso que envolve a cidade. O roteiro “Rumo ao Sagrado” é belíssimo e pode ser feito em três horas, passeando pelo Convento Nossa Senhora dos Anjos, Capela Nossa Senhora da Guia, Igreja Matriz Nossa Senhora de Assunção e Igreja de São Benedito. Um roteiro que apresenta prédios tombados, com obra artística do período colonial, tudo para encantar os olhos e enriquecer o conhecimento.
– O turismo religioso atrai pessoas para nossa cidade durante todo o ano. E nós temos festas como a encenação da Via Sacra, na Paixão de Cristo, a encenação é famosa. Nossos tapetes de sal, em Corpus Christi, são uma tradição e conhecidos em todo o país. E, em agosto, há a Festa da Padroeira. Pensamos neste turista que vem a Cabo Frio por causa desses eventos específicos – diz o prefeito Alair Corrêa explicando a importância do turismo religioso.
A viagem pelo roteiro “Rumo ao Sagrado” começa pelo Convento Nossa Senhora dos Anjos, situado no alto do Morro da Guia sendo um marco da arquitetura religiosa do período colonial, além de compor o conjunto arquitetônico mais importante de Cabo Frio. Quem visita o Convento ainda pode desfrutar de um acervo da arte mortuária no Cemitério Franciscano. E o acervo religioso é encontrado no Museu de Arte Sacra, que contém imagens raras barrocas em terracota e madeira, dos séculos XVI e XVII.
Após o passeio no Morro da Guia o turista segue em direção ao centro de Cabo Frio e visita a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção. A matriz histórica, que foi construída em 1615, é a sétima igreja mais antiga do país. Sua construção foi feita em estilo barroco e sua decoração feita em ouro. No altar-mor está a imagem da padroeira, esculpida em madeira e ricamente estofada, a peça foi feita em Lisboa.
– Na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, criada pelo vigário Bento de Figueiredo, temos a Padroeira Nossa Senhora da Assunção, cuja imagem foi trazida de Portugal nos princípios da fundação da Igreja, e assim consignada, Nossa Senhora da Assunção ante a forte devoção à Nossa Senhora pelos primeiros habitantes da cidade – explica o padre Marcelo Chelles, pároco da Matriz.
Dentre tanta arte religiosa, a Igreja São Benedito não fica atrás de nenhuma já reproduzida. A capela, localizada no bairro Passagem, foi construída por João Botelho em 1761 e na época, abrigava os escravos negros, que não podiam frequentar a mesma igreja dos brancos. A sua riqueza está na simplicidade do estilo.
Para uma melhor divulgação do turismo religioso, a Pastoral do Turismo também foi criada em Cabo Frio. Após encontro em Brasília, com representantes de todo o Brasil, o Padre Padre Rafael Santana voltou com a missão de coordenar a pastoral na região, com sede na Igreja Nossa Senhora da Esperança, no Jardim Esperança. A reunião teve como objetivo ampliar a reflexão sobre a pastoral e traçar planos e metas para a criação ou fortalecimento da pastoral em todo o território nacional.
- A pastoral do turismo é uma expressão nova da Igreja em nossa região. O encontro aconteceu em setembro de 2014, devido um apelo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Sendo uma das mais novas áreas de atuação da Igreja, a pastoral do turismo foi criada com o intuito de, segundo o Papa Bento XVI, “iluminar este fenômeno com a doutrina social da Igreja, promovendo uma cultura do turismo ético e responsável, de tal modo que chegue a ser respeitador da dignidade das pessoas e dos povos, acessível a todos, justo, sustentável e ecológico” – disse o administrador paroquial, padre Rafael Santana, que é o Coordenador Regional da Pastoral do Turismo e Juiz Auditor da Comarca Lagos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário