sábado, 25 de abril de 2015

QUISSAMÃ CONTA COM PROGRAMA DE RECOLHIMENTO DE ÓLEO DE COZINHA

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E PESCA

CERCA DE 25 COMERCIANTES PARTICIPAM DA INICIATIVA

Foto: Adilson dos SantosRecolhimento de óleo de cozinha - Foto: Adilson dos SantosA partir de 2013, Quissamã implantou o programa de recolhimento de óleo de cozinha desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP), visando informar a população sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha.
O Objetivo do projeto visa evitar o descarte incorreto do produto no meio ambiente, pois muitos bares, restaurantes, e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação.
Cerca de 25 comerciantes participam da ação, que recolheu em 2014, cerca de 6 mil litros de óleo que tem como destino final uma fábrica de sabão no Rio de Janeiro. Só nos meses de fevereiro e março já foram recolhidos 990 litros do material.
 Outro ponto positivo para a cidade é que este recolhimento o município vislumbra o aumento na arrecadação do ICMS Verde, já que a partir deste ano, a destinação correta do óleo de cozinha conta pontos no cálculo de destinação de lixo.
A campanha também será desenvolvida junto às escolas municipais e a E.M. Ignácio Hugo, localizada no bairro Penha, faz parte do projeto-piloto de recolhimento de óleo, que vai sortear uma bicicleta, quando a escola chegar a marca de mil litros recolhidos.
De acordo com o assessor da Divisão de Educação Ambiental, Laurentino do Espírito Santo Neto, é importante a adesão da população, pois independente do destino, esse produto prejudica o meio ambiente e a vida de muitos animais, inclusive do homem.
 “Quando o óleo fica retido no encanamento, causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção, assim como pode parar na superfície dos rios e lagoas contaminando a água”, explicou.
Os munícipes também podem entregar o material recolhido diretamente na Divisão de Educação Ambiental que fica localizada na Rua Barão de Monte Cedro, junto ao barracão da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário