quarta-feira, 27 de maio de 2015

Conferência de Educação reúne cerca de 700 pessoas

Foto: Gabriel Sales
Um panorama histórico dos planos municipais de Educação foi apresentado pela secretária Andrea Machado
Foto: Gabriel Sales
Na abertura da 10ª Conferência Municipal de Educação, o prefeito Sabino destacou a importante missão dos educadores
Foto: Gabriel Sales
Representantes do poder público e da comunidade, além de entidades que atuam na área da educação, participaram da conferência
Discutir os rumos da educação em Rio das Ostras para os próximos 10 anos. Com este objetivo, cerca de 700 pessoas se reuniram durante a 10ª Conferência Municipal de Educação, realizada nos dia 22 e 23 de maio, no Colégio Municipal Professora América Abdalla. O debate girou em torno de nove eixos temáticos, que resultaram na definição de 31 metas para o Plano Municipal de Educação, que deve nortear as ações no setor até 2025. Após a redação final, o Plano será encaminhado à Câmara Municipal para aprovação. 

Presente na abertura da Conferência, na sexta, dia 22, o prefeito Sabino falou da sua expectativa de que o Plano Municipal de Educação tenha um enfoque humanitário. “Acredito que a Educação deve aproximar pessoas, transmitir valores e as fazer livres, também dos preconceitos. Tenho uma grande admiração por vocês, professores, que estão todos os dias nas salas de aula. Aliás, acredito que a maior missão da sociedade está entregue nas mãos dos educadores”, enfatizou. 

A secretária de Educação, Andrea Machado, lembrou a importância da 10ª Conferência como espaço para debater as metas do setor para os próximos 10 anos. “Buscamos uma educação de qualidade para Rio das Ostras e para o nosso país. Com a elaboração do Plano procuramos suplantar a ideia de que a educação deve ser apenas imediatista”, afirmou Andrea, que apresentou um panorama histórico dos planos municipais. 

O vereador Eloi Dutra, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, o Procurador Geral, Eduardo Pacheco de Castro, e secretários municipais também participaram da abertura da 10ª Conferência Municipal de Educação. Pela primeira vez a conferência foi realizada pelo Fórum Municipal de Educação de Rio das Ostras (FMERO), instituído pelo decreto nº 0803, de 2013. 

PLANO MUNICIPAL – O texto-base do Plano Municipal de Educação foi encaminhado aos interessados com antecedência. De acordo com o diretor da Casa de Educação e vice-coordenador da FMERO, Mauricio Henriques, a ação contribuiu para que as propostas apresentadas fossem mais amadurecidas. 

“Os participantes tiveram a oportunidade de pesquisar e trazer propostas modernas, mais elaboradas. A definição de 31 metas nos impõe desafios muito grandes, como a educação integral, o investimento na formação e valorização de professores e a educação especial”, explicou Mauricio. 

Já a diretora do Departamento de Articulação Educacional, Andrea Rezende, comemorou a grande participação de professores interessados em discutir o futuro da educação no Município. Além de reunir a comunidade educacional, a conferência também contou com representantes do poder público e da comunidade e também com entidades que atuam na área. 

No sábado, foram discutidos os seguintes eixos temáticos, inseridos no Plano Municipal de Educação: Ensino Superior; Ensino à Distância; Educação de Jovens e Adultos; Valorização do Magistério e Formação Profissional; Gestão e Financiamento; Educação Infantil; Ensino Médio; Educação Especial; Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário