quinta-feira, 7 de maio de 2015

Prefeito de Belém participa das últimas homenagens à Dom Vicente Zico

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 07/05/2015 12:29

  • / HOMENAGEM / 07/05/2015 12:29

    Celebração reuniu padres de todas as paróquias da região metropolitana e também autoridades e admiradores de Dom Zico


Na Catedral Metropolitana de Belém, lotada e tomada por muita emoção, centenas de fiéis deram o último adeus ao arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico. Falecido na última segunda-feira, 04, aos 88 anos, Dom Zico ficou velado na Catedral até a tarde de ontem, 06, quando aconteceu a celebração das Exéquias que é uma missa especial com o sepultamento.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e concelebrada pelos Bispos Auxiliares Dom Teodoro Mendes e Dom Irineu Roman. Estiveram presentes sacerdotes de várias Paróquias da Arquidiocese de Belém, Bispos de outras dioceses, o Cardeal Dom Orani João Tempesta, além de familiares, amigos e admiradores de Dom Zico, considerado personalidade religiosa e exemplo de cristão para os católicos de Belém e da região metropolitana.
Para o Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que também participou do momento solene de homenagens, Dom Zico foi também um exemplo de cidadão, que abraçou o Pará e adotou este Estado como sua terra, onde viveu os últimos 33 anos de vida.
“Dom Zico era uma figura muito especial e eu tive a honra de conviver com ele em muitos momentos. Era uma pessoa dedicada, de muita sabedoria, que transmitia calma e paz. Era dado ao diálogo, em agregar pessoas em favor de uma sociedade mais justa e melhor, suas homilias eram recheadas de grande formação intelectual e profunda sensibilidade espiritual. Ele nos deixa muita saudade, mas também deixa a convicção de que foi um santo homem nesta terra, fez muito por nós todos, independente de religiões. Sua passagem ficará eternizada na história da nossa cidade”, afirmou o gestor da capital.
Ao final da celebração, foi realizado um cortejo silencioso pela Praça Frei Caetano Brandão e, em seguida, o corpo de Dom Zico foi sepultado ao lado do seu antecessor, Dom Alberto Ramos, no altar que fica do lado direito da Catedral. 
Texto: Lilianne Villacorta
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário