quinta-feira, 28 de maio de 2015

QUISSAMÃ DEBATE SOLUÇÕES IMEDIATAS PARA GARANTIR MAIS SEGURANÇA PÚBLICA PARA A POPULAÇÃO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM GOVERNO

ENCONTRO REUNIU AUTORIDADES MUNICIPAIS, REPRESENTANTES DA ÁREA E SOCIEDADE CIVIL, NESTA QUARTA (27)

Foto: Grazielle Queirós          Conselho Comunitário de Segurança Pública de Quissamã             Foto: Grazielle QueirósO Conselho Comunitário de Segurança Pública de Quissamã, reuniu na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da prefeitura, o Prefeito Nilton Pinto, vereadores, autoridades municipais, representantes das Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Promotoria, Guarda Municipal e sociedade civil para debater a situação atual da cidade e viabilizar soluções rápidas para a melhoria da segurança no município.
Nesta terceira reunião, foram pontuados itens importantes com o objetivo de resolver os problemas relacionados à segurança pública, questão que tem preocupado diariamente, poder público, moradores e comerciantes locais. Os indicadores e as metas para serem colocadas em prática o quanto antes, também foram abordadas a fim de que haja redução nos índices de violência de uma forma geral, tranquilizando a população.
Para o Presidente do Conselho de Segurança Pública de Quissamã, Wagner Gil, que conduziu a reunião, o momento foi um divisor de águas para município de Quissamã no combate e repressão da criminalidade, que lamentavelmente nos últimos dias vem assustando a sociedade. “Nós do conselho comunitário acreditamos fielmente, que após este encontro, e com a união dos esforços das autoridades policiais, Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Público Municipal e a sociedade, teremos resultados positivos na área de segurança”, pontuou.
Desde que assumiu a prefeitura, a 47 dias, o Prefeito Nilton Pinto tem buscado soluções praticas, como a inclusão do município no PROEIS, a reativação do DPO de Barra do Furado, a qualificação da Guarda Municipal, a implementação da municipalização do trânsito, o estreitamento de contato com o secretário de segurança de Macaé para debater sobre o consórcio municipal de segurança pública, e principalmente, a parceira da Guarda Municipal atuando junto às polícias Militar e Civil.
Foto: Grazielle QueirósFoto: Grazielle Queirós"Sou fã de poucas reuniões e mais ações. Quero deixar claro que o município de Quissamã fará todas as parcerias e os convênios necessários para que possamos devolver aos munícipes, a tranquilidade, que sempre foi uma das qualidades da nossa cidade.
Tenham a certeza de que as ações continuarão, para que tenhamos uma solução positiva o mais rápido possível”, assegurou o Prefeito Nilton Pinto.
De acordo com o Coronel o Major Almeida, do Comando Eventual do 32º BPM, no período de janeiro a 31 de maio de 2014, ocorreram dez homicídios, 13 roubos de carro e 17 prisões. Já em 2015, nesse mesmo período, os números foram menores nos dois primeiros itens e maior na quantidade de prisões, embora a sensação de insegurança seja recorrente. Até hoje, 27 de maio, foram seis homicídios, 11 roubos de carro e 18 prisões.
O Comandante da Polícia Militar, responsável pelos batalhões da PM que cobrem 25 municípios do interior, Coronel Flávio Baracho, participou da audiência para ouvir dos quissamaenses e as queixas sobre a criminalidade na cidade. "A Polícia Militar está inserida na sociedade e é para ela que trabalhamos. A população tem o direito, e precisa saber como nós atuamos. Nada mais justo que tenhamos sempre esse canal aberto de comunicação com eles, para que as nossas ações sejam cada vez mais transparentes e bem-sucedidas", afirmou.
"Esse encontro demonstra que todas as forças ligadas à justiça e à segurança pública estão unidas com um único propósito, que é priorizar a segurança de Quissamã. Essa discussão tem o objetivo de darmos uma resposta pronta e eficaz para a sociedade, mas é fundamental que a população seja nossa aliada", declarou a delegada da Polícia Civil de Quissamã Madeleine Farias. Ela destacou que o número de pessoas que fazem o registro de ocorrência no município, ainda é abaixo do esperado e que essa ação ajudaria de forma determinante o trabalho da polícia.
Na ocasião, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Costa, destacou as iniciativas recentes do Executivo para buscar mais segurança para o município. O Coordenador da Guarda Municipal, João Carlos Paula, ressaltou a integração de todas as esferas para que se alcance o objetivo principal que é a diminuição da violência em Quissamã.
O Chefe de Gabinete do Prefeito, Tiago Santos, que tem atuado na linha de frente do Governo Municipal em busca de parcerias para otimizar as ações relativas à segurança explanou sobre a prioridade do município nesse quesito. “Estamos atentos a todas as alternativas que possam contribuir para a redução da criminalidade na cidade, esse é um compromisso que o prefeito Nilton assumiu e que vamos dar celeridade para que Quissamã tenha respostas positivas”, disse.
O público presente participou ativamente com sugestões e colocações durante o franqueamento da palavra. Foram expostas diversas situações e experiências sobre os atendimentos oferecidos pelos órgãos de segurança no município, e todas as dúvidas foram esclarecidas por seus representantes.
Também participaram do encontro o Capitão André Silva do 32º Batalhão da Polícia Militar de Macaé, a promotora Cristiane Campos, secretários municipais, subsecretários, procuradores, coordenadores, o presidente da Câmara, Luiz Carlos Fonseca, os vereadores Marcelo Batista, Isabel Pessanha, Jorge Silva, Jorge Rodrigues e Kitiely Freitas e o Procurador da Câmara, Marcelo Martins, a Diretora Administrativa do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, Gilda Queirós, Presidentes de Associações de Moradores e de Conselhos Municipais, representantes do comércio e da população.

IMAGENS DO EVENTO

FOTOS POR GRAZIELLE QUEIRÓS E ADILSON DO SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário