terça-feira, 21 de julho de 2015

Prefeitura oferece oportunidade de formação profissional para catadores do Aurá

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 21/07/2015 17:54

  • / EMPREGO E RENDA / 21/07/2015 17:54

    Formação oferecida pela Funpapa visa contribuir para a inclusão social e produtiva dos catadores .


Rodolfo Amorim, 18, ainda era criança quando começou a acompanhar a avó no trabalho de catação de materiais recicláveis. “Pra mim que era criança era um dinheiro fácil, mas arriscado. Um dia um motorista que descarregava lixo perguntou pra mim: por que você está trabalhando com isso? Vi amigos morrerem em acidentes no lixão. Nunca vou esquecer”, relembra o jovem. Foram oito anos vivendo essa realidade, mas há algum tempo Rodolfo decidiu que as coisas precisavam mudar. “Comecei a fazer cursos e hoje quero andar pra frente estudando e me aperfeiçoando”, planeja.
Há duas semanas Rodolfo participa do curso de eletricista predial, oferecido pela Prefeitura da Belém por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e executado pela empresa Ekoar Consultoria e Assessoria. A formação visa contribuir para a inclusão social e produtiva dos catadores que atuavam no lixão do Aurá, fechado desde o último mês de junho em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determinou em todo o país a extinção dos lixões a céu aberto e a substituição dos mesmos por aterros sanitários.
O curso de eletricista tem como objetivo capacitar profissionais para atuar na instalação e/ou manutenção de redes de eletricidade. O profissional dessa área é responsável por realizar projetos e cuidar de sistemas elétricos, de baixa ou alta tensão dos mais diversos ambientes, como residências, prédios, estabelecimentos comerciais, empresas, escolas, hospitais.
"A formatação do curso é mediante a necessidade do mercado de trabalho, que é amplo. É importante que o aluno se dedique porque quanto melhor capacitado, mais facilmente ele ingressa no mercado", disse Francisco da Silva, instrutor do curso.
A partir desde mês de julho, vários cursos de capacitação de interesse dos catadores, como operador de caixa, empreendedorismo, vigilante, massagem redutora e depilação, entre outros, serão executados pela empresa Ekoar, que irá desenvolver o trabalho técnico-social oferecendo no total, doze cursos de capacitação até o mês de novembro deste ano, o que beneficiará 480 pessoas identificadas e cadastradas pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Aurá.
A empresa Ekoar Consultoria e Assessoria foi a instituição vencedora da licitação para a prestação de serviços de execução do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) de apoio aos catadores, que tem como objetivo atender ao Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre Ministério Público do Estado e a Prefeitura de Belém, em abril de 2013.
O trabalho no âmbito da política de assistência social do município é executado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Aurá.

Texto: Denise Soares
Foto: Tássia Barros - Comus
Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário