quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Criado o Parque Tecnológico do Norte Fluminense

Superitendente Marcelo Neves representou a prefeita Rosinha Garotinho (Foto: César Ferreira)
Numa solenidade histórica foi fundado em Campos na noite desta quarta-feira (26), o Parque Tecnológico do Norte Fluminense (PTNF). O objetivo é aplicar o conhecimento científico desenvolvido nas universidades e entidades de pesquisa de Campos e região, em interação com empresas de tecnologia e do setor produtivo, para promover o desenvolvimento regional. A assembleia que constitui o PTNF foi realizada no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), presidida pelo presidente do Legislativo de Campos, Edson Batista, também presidente do Parlamento Regional do Norte Fluminense. O Superintendente de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica, Marcelo Neves, representou a Prefeita Rosinha Garotinho e deu as boas vindas a todos.  

- A Prefeitura de Campos participa desde a fase embrionária do Parque Tecnológico, porque a Prefeita Rosinha Garotinho entende que é uma iniciativa muito importante para o futuro, com ênfase no desenvolvimento econômico. Estou aqui para afirmar em nome da prefeita, que continuaremos a participar de todas as ações do Parque Tecnológico - afirma o superintendente.

Durante o evento foi realizada a sessão da fundação do PTNF, a votação e aprovação do estatuto, bem como a eleição e posse da diretoria e do Conselho Fiscal, que consta de representantes de 18 instituições, entre eles, o reitor da Uenf, Silvério de Paiva Freitas, e o diretor do Campus Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Jeferson de Azevedo, que representou a reitoria da instituição. 

Simultaneamente ao evento, a Câmara de Vereadores de São João da Barra realizava sessão na qual foi aprovada a inserção do município no PTNF, como já fez o município de Quissamã e Campos no mês de março. De igual modo, a prefeitura de Macaé também confirmou a participação do município, o que foi anunciado pelo professor Ronaldo da Rocha Paranhos, diretor da Agência de Inovação da Uenf e da Incubadora TecNorte, eleito primeiro presidente do Parque Tecnológico do Norte Fluminense. Ficou acordado que a sede provisória do PTNF vai funcionar anexo à Incubadora do TcNorte, que funciona na Uenf.

O evento lotou o auditório nobre da Uenf, que funciona no subsolo do Centro de Convenções, e foi prestigiado por vereadores, empresários, pesquisadores, jornalistas, profissionais liberais, dirigentes de entidades da sociedade civil e das instituições de pesquisa e do ensino superior em Campos, como a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica); UFF (Universidade Federal Fluminense), e Isecensa (Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora), dentre outras.

O reitor da Uenf, Silvério Freitas, falou sobre o evento: “É momento de muita satisfação que marca a história dessa região com a fundação do Parque Tecnológico do Norte Fluminense. Várias cidades comprometidas e compromissadas podem contar com o apoio da Uenf para o desenvolvimento. Estamos estabelecendo um pacto que será a interligação entre pesquisadores, estudantes e empresas para promover o desenvolvimento”, destacou o reitor da Uenf, Silvério de Paiva Freitas.

 
Por: Jualmir Delfino - Foto: César Ferreira -  26/08/2015 22:13:58

Nenhum comentário:

Postar um comentário