sábado, 24 de outubro de 2015

Alunos mostram experiências científicas em feira

Estudantes aliaram teoria à prática e explicaram que ciência está bem próximo de todos

Foto de vários alunos sentados em uma grande mesa fazendo experimentos cientificos
Foto: Cláudio Pacheco
Experimentos da Escola Pastor Abel, de Barra de São João, retratou economia de água e energia
Foto de vários alunos posando para foto com seus professores e projetos
Foto: Cláudio Pacheco
Estudantes participaram de oficinas
Foto de três mulheres posando para foto dentro do caminhão de leitura
Foto: Cláudio Pacheco
Parceria com uma empresa de onibus proporcion ou acesso a livros durante a feira
A ciência mais próxima das pessoas. Foi esse o objetivo dos alunos da Rede Municipal de Casimiro de Abreu na III Feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada na cidade nesta quinta-feira, dia 22, no CIEP Municipalizado 459 José Bicudo Jardim. Quem passou por lá acompanhou experimentos que retratavam a economia de água, os efeitos dos raios solares, as técnicas de uma máquina fotográfica, entre outros. 

Na abertura do evento aconteceram diversas apresentações realizadas pelos alunos da Classe Especial, pelo grupo Trinca Lata, pelas dançarinas da Fundação Cultural Casimiro de Abreu e demais estudantes. Para a secretária de Educação, Sonia Coêlho, esta ação populariza a ciência, estimulando nos jovens o prazer em produzir tecnologia. "Todos os anos eles ficam empolgados. É fazendo, testando e comprovando que se aprende". 

Esse ano o tema abordado foi '' Luz, Ciências e Vida'' e cerca de 24 instituições de ensino participaram. Da Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio, de Barra de São João, vieram duas experiências que retratam bem o tema proposto. O estudante do 4º ano, Gabriel Martins, mostrou a possibilidade de se utilizar a energia eólica para atender as demandas da comunidade, principalmente em cidades do litoral. Para isso montou com sua equipe uma maquete, que reproduzia a rua de um bairro. Quando acionavam o ventilador, a força do vento fazia funcionar os postes. 

A mesma escola mostrou como economizar água ao dar descargas. Para mostrar a interdisciplinaridade da feira, os alunos utilizaram a matemática e apontaram o quanto se podia economizar de água em um único dia, uma semana e um mês. 

O ônibus do projeto 1001 Histórias com Arte também participou da feira oferecendo oficinas de arte para os estudantes e acesso a centenas de 

Nenhum comentário:

Postar um comentário