Caminhada marca programação do Dia do Idoso
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 04/10/2015 16:36
Cerca de 200 pessoas participaram na manhã deste domingo, 04, de caminhada comemorativa pelo Dia do Idoso, data celebrada na última quinta-feira, 1º. O evento teve concentração na Rua da Paz, na Praça da República, e seguiu pelo entorno do logradouro. A ação realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), contou com o apoio da Escola Superior da Amazônia (Esamaz).
Animados, os idosos também dançaram, cantaram e aproveitaram para trocar experiências. “Eu recebo atendimento na Casa do Idoso e lá tenho uma segunda família. Recebo além de atendimento médico, o carinho dos funcionários e de outros idosos que também vão lá. Nos sentimos valorizados quando vemos que a prefeitura tem uma atenção especial com os velhinhos”, afirma Socorro Souza Dias, de 72 anos, que também participou da caminhada.
Segundo a diretora da Casa do Idoso, Sofia Couto, a programação reuniu várias atividades voltadas exclusivamente para os idosos. “A caminhada pretende chamar a atenção de todos para que o idoso tenha um cuidado especial. Os familiares devem acompanhar os exercícios físicos, a alimentação, as consultas, mas acima de tudo, tem que ter um carinho especial. A família tem que se envolver. A falta do acolhimento é um dos principais problemas desse público”, comentou a diretora. “E, o nosso prefeito Zenaldo Coutinho determina esse trabalho, de não só atender, mas sim acolher as pessoas da melhor idade”, finalizou.
Ela destaca ainda que na Casa do Idoso, as pessoas da melhor idade tem acompanhamento com assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, dentista, clinico geral, endocrinologista, entre outros profissionais. O local, além de oferecer remédios básicos, dispõe também de remédios de alta complexidade, como é o caso do Alzheimer e Parkinson.
Durante a caminhada, os participantes puderam realizar avaliação e orientação nutricional com os alunos do curso de Nutrição da Esamaz e participar dos serviços de verificação de P.A., teste de glicemia, exposição de trabalhos manuais, prática do exercício do assoalho pélvico - conscientização corporal e prevenção de incontinência urinária.
Sofia Moura passeava pela praça com a mãe Maria Celeste Mouro, de 85 anos, e aprovou a ação. “Na minha casa minha mãe é tratada como uma rainha, mas infelizmente ainda presenciamos muitos idosos abandonados ou que são maltratados. Temos que ter a consciência que um dia também vamos chegar nessa idade. Temos que lembrar também que quando éramos crianças, eles cuidavam da gente com paciência e muito amor. Agora é nossa vez de retribuir”.
A banda musical do Corpo de Bombeiros animou todos que participaram da série de atividades oferecidas no local executando músicas regionais.
Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário