segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Os interessados em participar da Oficina de Choro do Ateliê Musical Brasileiro ‘Conhecendo e Praticando o Choro’, em Rio das Ostras, devem se inscrever aqui pelo site do Ateliê ou pessoalmente.
A Oficina acontecerá todas as 3as feiras, das 18h00 às 20h00, e sábados, das 10h00 às 12h00, no Ateliê Musical Brasileiro, Rio das Ostras (RJ).
Todos os alunos receberão certificado.
 ———————————————————————————————————————————————————–
Para instrumentos de sopro, é importante o aluno ter conhecimento de partituras, já quem pratica um instrumento de cordas é importante o domínio da leitura de cifra e boa desenvoltura ao instrumento. 
 ———————————————————————————————————————————————————–
O objetivo da Oficina de Choro com Rúben Pereira é disseminar o conhecimento sobre o repertório do Choro, seus compositores e histórias, além de treinar os fundamentos de cada ritmo do Choro (Polca, Tango Brasileiro, Valsa, Habaneira, Maxixe, Choro e Samba). A Oficina deixará o participante apto a participar de uma roda de Choro ou de um grupo de Choro. Será aberta inscrição para ouvintes (Pessoas que não tocam instrumento mas tem interesse no Choro). A Oficina é voltada a quem já tem certo domínio do instrumento, mesmo que não tenha experiência com Choro.
 ———————————————————————————————————————————————————–
Vagas: 50 vagas (A oficina só ocorrerá com mínimo de 15 inscrições)
*Vagas para todos os instrumentos e ouvintes
Mensalidade: R$ 130,00
———————————————————————————————————————————————————–
Dinâmica dos encontros:
A Oficina de Choro será dividida em 2 momentos. Na primeira hora será apresentada a história e prática do ritmo e da composição que será praticada durante o encontro (ex: Polca ou Maxixe) e a segunda hora será dedicada a praticar o repertório do choro. Serão apresentados os compositores mais importantes de cada período e as músicas que marcaram cada época.
Será proposto aos participantes da Oficina a criação de um regional de Choro.
Ao fim está previsto uma apresentação pública do resultado dos encontros.
———————————————————————————————————————————————————–
Repertório básico da Oficina de Choro com Rúben Pereira, em Rio das Ostras
Flor Amorosa – Joaquim Callado
Ali babá – Henrique Alves de Mesquita
Corta Jaca – Chiquinha Gonzaga
Apanhei-te cavaquinho – Ernesto Nazareth
Carinhoso – Pixinguinha
Tô fraco – Pixinguinha
Doce de Côco – Jacob do Bandolim
Eu quero sossego – K-ximbinho
Choro negro – Paulinho da Viola
O aluno deverá levar seu instrumento, estante de partituras, caderno com pauta e lápis ou caneta.
————————————————————————————————————————————————————
Rúben Pereira
O professor do Ateliê Musical Brasileiro é Rúben Pereira. Macaense (RJ), Rúben é violonista, poeta, professor e tem diversas ações no choro, sendo a mais recente a fundação e edição da Revista do Choro, única publicação existente no mundo dedicada integralmente ao gênero.
Fundou o grupo Coletivo Só Pra Moer, criou o Festival Cultural Benedicto Lacerda que, desde 2008 teve seis edições com patrocínio da Petrobras (em Macaé, cidade natal de Benedicto), criou a Roda Rio de Choro, entre centenas de outras ações envolvendo o choro como protagonista.
Participou de diversos festivais de música, como o Festival Nacional do Choro (RJ) e o Festival de Música de Curitiba.
Há duas décadas, dedica-se a pesquisas sobre história e memória da música brasileira com enfoque na vida e obra dos músicos Viriato FigueiraBenedicto Lacerda e Luiz Barbosa.
Foi aluno de Dino 7 Cordas, Mauricio Carrilho, Luiz Otávio Braga, Paulo Aragão, Álvaro Carrilho, Jorginho do Pandeiro, Luciana Rabello, Pedro Amorim dentre tantas outras feras da música brasileira.
Trabalhou como pesquisador na primeira biografia sobre Benedicto Lacerda: ‘Benedicto Lacerda – E a saudade ficou’, de Jadir Zanardi.
Atualmente está envolvido na reunião de materiais para a redação de seu próprio livro sobre a vida do chorão macaense Benedicto Lacerda e escreve um ensaio sobre a vida do também chorão macaense Viriato Figueira da Silva, que será publicado pela #e-ditora] este ano.
Atua como professor ministrando oficinas, imersões e cursos de violão, música brasileira e Choro por todo país. É o mestre oficineiro da Oficina de Choro de Nova Friburgo, que acontece na Casa da Música da Universidade Cândido Mendes.
 ———————————————————————————————————————————
Público da Oficina: Aula voltada a estudantes de música de nível intermediário e que possua domínio do instrumento, formandos de cursos de música, profissionais de música e todos que tiverem interesse pela linguagem musical Choro.
Investimento: R$ 130,00/ mês
———————————————————————————————————————————————————–
A Oficina é credenciada pela Escola Livre de Comunicação e Artes e os alunos ganham Certificado.
Informações: 22 9 9221-9865
ateliemusicalbrasileiro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário