quarta-feira, 4 de novembro de 2015

CENTRO CULTURAL SOBRADINHO SERÁ PALCO DE LANÇAMENTO DE LIVRO EM QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM CULTURA E TURISMO

PROFESSOR DE HISTÓRIA DA REDE MUNICIPAL LANÇA TÍTULO SOBRE ESCRAVIDÃO, NESTA QUINTA (05)

Foto: Gabriela Hintz                Eliseu Vargas, fará o lançamento do seu primeiro livro                      Foto: Adilson dos SantosQuissamã terá uma noite de cultura e conhecimentos históricos nesta quinta-feira (05). O professor de história, Eliseu Vargas, da Rede Municipal de Ensino, fará o lançamento do seu primeiro livro intitulado “Escravidão no Vale do Café: Vassouras. Senhores e Escravos em 1838”. O evento será realizado às 18h, no Centro Cultural Sobradinho e tem o apoio da Secretaria de Educação e Coordenadoria de Cultura e Turismo.
Segundo Eliseu, que é professor há cinco anos no município, o livro é fruto de sua dissertação de mestrado em História, concluída no final de 2012, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Ele contou que na época da sua graduação na UERJ, trabalhou um pouco com o tema e resolveu se aprofundar mais sobre o assunto no mestrado.
“Esse trabalho me deu o título de mestre em História, foi para o banco de teses de mestrado no site da universidade, então que recebi a proposta da dissertação virar um livro. Não esperava por isso, mas veio como o reconhecimento do trabalho realizado com dedicação”, pontuou.
O livro conta histórias de uma insurreição escrava ocorrida na cidade de Paty do Alferes, que na época era uma freguesia de Vassouras, onde fugiram das senzalas cerca de 300 escravos da região. Eles pretendiam fazer um quilombo, mas o governo regencial de 1838 reuniu tropas para combater esses escravos.
Eliseu ressalta que essa fuga revela uma briga política entre senhores de escravos e que é um tema bem forte e interessante sobre a escravidão. “Em um inventário que pesquisei, tinha até a citação do escravo Julião, oriundo de uma região da África chamada Kissama. Estou muito feliz em poder compartilhar toda essa história para alunos, professores e amigos aqui em Quissamã”, completou o professor.
A professora orientadora de História, da Rede Municipal de Ensino de Quissamã, Mara Cristina Azeredo Ferreira foi uma das incentivadoras do evento. Para ela, ter um professor que atua no município lançando um livro que fala de um tema tão importante, que foi a escravidão, é um orgulho.
“É um exemplo para todo meio acadêmico, que serve de estímulo tanto para estudantes quanto para nós professores. Foi um trabalho de pesquisa feito com vontade e esforço, e precisamos apoiar sempre trabalhos como esse”, declarou Mara Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário