ESCOLA MUNICIPAL DE QUISSAMÃ REALIZA FEIRA DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AS CRIANÇAS TIVERAM CONTATO COM VÁRIAS EXPERIÊNCIAS E ATIVIDADES COM MATERIAIS RECICLADOS
Durante todo o dia, as crianças fizeram experiências e receberam informações sobre diversos assuntos como dengue, reciclagem de materiais, poluição de rios e mares, animais em extinção, reaproveitamento de água, entre outros.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Rosa Helena Barcelos, em todas as atividades as professoras procuraram utilizar materiais recicláveis, como na confecção de jogos e brinquedos. Ela salientou que, mesmo os alunos sendo muito pequenos, os professores entendem que é preciso passar para as crianças a importância de conversar sobre assuntos preocupantes que envolvem todo o meio ambiente, como a coleta seletiva por exemplo.
“Por isso colocamos lixeiras em todas as salas, para mostrar como é importante fazer a coleta correta do lixo. Lançamos a semente e contamos com professores engajados e conscientes de que o único caminho para melhorar o mundo é fazendo a nossa parte”, ressaltou.
Uma das experiências que mais chamou a atenção dos alunos foi a do vulcão. Com orientação da professora do 2º período, Eliane Matos Machado, sobre animais em extinção, as crianças aprenderam que um vulcão entrou em erupção devido aos meteoros que caíram do universo e acabaram com os dinossauros.
De acordo com Eliane, um dos alunos se prontificou a fazer a base do vulcão com ajuda dos pais, para apresentar na Feira de Ciências. Para o formato do vulcão foram utilizados vidro, fita adesiva, papel amassado e argila. Já para gerar a reação que o faz entrar em erupção, foram usados vinagre, detergente, anilina e bicarbonato de sódio.
“A participação dos pais nesses processos é fundamental. Vejo tudo como crescimento, a cada dia, novas experiências para eles. O aluno José Luiz se interessa muito por coisas científicas e diz que quer ser arqueólogo, então explicou aos coleguinhas a experiência. Isso agrega muito no aprendizado”, acrescentou.
José Luiz, de 6 anos, disse que as experiências na escola são muito legais e que também gostou da sala da Dengue. “O vulcão é meu, eu que fiz tudo. Também gostei da sala da dengue. Temos que ficar de olho no mosquito, porque se ficar na água vai se reproduzir e as pessoas vão ficar doentes” lembrou o aluno. No trabalho sobre a dengue, a escola também contou com o apoio das equipes da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário