Novembro Azul: Macaé passa a realizar biópsias de próstata na rede pública
17/11/2015 15:01:00 - Jornalista: Equipe Secom
Foto: Arquivo Secom
UPA da Barra realiza o procedimento
A biópsia de próstata é indicada para pacientes que apresentaram alterações no exame de próstata tradicional (por toque) ou no exame de sangue (PSA). É o diagnóstico definitivo para este tipo de câncer, que é um dos mais comuns em homens. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer, para 2014/2015, são de cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata. A doença é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com a doença não morrem por causa dela, por isso é tão importante a prevenção.
Em Macaé, o médico responsável pelos exames é o proctologista Guilherme Brandão, que faz parte do quadro de médicos da Secretaria de Saúde. A coordenadora de Controle, Avaliação e Auditoria da Semusa, Valéria Lopes, explica que serão marcados uma média de 30 procedimentos por mês, o que dará para atender toda a demanda da cidade. “Antes, nós conseguíamos marcar apenas quatro procedimentos por mês, mesmo assim era preciso mandar os pacientes para o Rio de Janeiro, o que gerava custos para o município e incômodo para os pacientes”, explica Valéria.
Valorização da atenção básica — De acordo com o Secretário de Saúde, Pedro Reis, a realização destas biópsias representa mais um passo na política de valorização da atenção básica do município. Há cerca de um mês, a prefeitura municipalizou as duas UPAs e a realização destes procedimentos no âmbito das UPAs se tornou possível. “Já foi determinado pelo prefeito que vamos ampliar nossa rede de serviços ambulatoriais para as UPAs das Barra e do Lagomar, o que dará mais qualidade ao atendimento, que antes era apenas de emergência. Queremos ampliar as portas de entrada no serviço público de saúde municipal, tornando o sistema cada vez mais eficiente”, explicou.
Para a realização deste exame, o procedimento é o mesmo para os demais exames da rede pública: basta um encaminhamento do médico responsável, um comprovante de residência, cartão do SUS e documento de identidade. Os exames são marcados na Coordenadoria de Controle e Avaliação (Antigo 0800), que fica situada à Rua Benedito Peixoto, número 10, Centro da Cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2762-2212.
Nenhum comentário:
Postar um comentário