terça-feira, 3 de novembro de 2015

Parque Atalaia registra 1,2 mil visitantes nos meses de setembro e outubro

03/11/2015 16:03:00 - Jornalista: Comunicação Sema
Foto de estudantes uniformizados no Parque Atalaia
Foto: Divulgação
Região recebe atividades escolares, grupos organizados e treinamentos
O Parque Municipal Atalaia, localizado no distrito de Córrego do Ouro na Região Serrana de Macaé, registrou um alto índice de visitantes nos últimos dois meses. De acordo com dados da Secretaria de Ambiente (Sema), coletados pela equipe que atua no local, o parque recebeu 1.276 visitantes entre setembro e outubro deste ano.
Durante o período apurado, o Parque Atalaia recebeu a visita de estudantes da rede municipal de ensino, além de ações organizadas por entidades da sociedade civil, como o acampamento do 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, o Seminário Regional das Guardas Ambientais, o Seminário Regional: Preservação da Água Potável do Rotary Club de Macaé, o Projeto Lugares de Memória, da Fundação Macaé de Cultura, dentre outras.

A Secretaria de Ambiente, responsável pela manutenção e gerência do parque, também foi a organizadora de eventos no local como o Dia de Defesa da Fauna, o Mutirão de Plantio no Dia da Árvore, a 4ª edição da Caminhada Noturna e a programação relacionada ao Dia do Servidor. Nestas ações, a Sema contou com o apoio de diversos órgãos da prefeitura, como as Secretarias de Ordem Pública (por meio da Guarda Ambiental), Gestão Pública, Educação, Saúde e Fundação Macaé de Cultura (por meio da vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico).

“O Parque Atalaia foi o primeiro a ser criado na região e é uma das reservas de mata atlântica mais importantes do Estado do Rio de Janeiro. Tem grande importância histórica para Macaé, por ter sido fundamental para o abastecimento de água para a cidade, e relevância biológica por abrigar diversas espécies da fauna e da flora. Vamos continuar trabalhando para receber bem os nossos visitantes”, explicou Alexandre Bezerra, coordenador do Parque Atalaia.

Para o secretário de Ambiente de Macaé, Gerson Lucas Martins, os bons números refletem a qualidade do trabalho que vem sendo realizado na região. “Para nós, é motivo de orgulho saber que o parque tem sido relevante, não só para o meio ambiente, mas para as atividades com estudantes e a sociedade civil. O Atalaia é um patrimônio de Macaé e tem uma equipe técnica preparada para receber os nossos visitantes”, afirmou.

Aberto para visitação de quarta-feira a domingo (exceto feriados), das 9 às 16 horas, o Parque possui muitos atrativos: os visitantes têm a opção de caminhar por uma de suas trilhas - com o acompanhamento da equipe técnica da Sema -, usufruir de uma fonte de água natural, assistir a uma apresentação ou palestra em seu auditório e ainda conhecer um pouco mais sobre o meio ambiente.

Por ser um parque ecológico, o Atalaia conta com algumas regras de visitação que precisam ser respeitadas. No local, é proibido levar churrasqueiras, fumar, e a entrada/consumo de bebidas alcoólicas. Também não é permitida a realização de cultos religiosos, bem como a utilização de equipamentos sonoros e instrumentos musicais. Estas regras visam à proteção dos animais que vivem no parque, mantendo o seu equilíbrio natural.

A Secretaria de Ambiente informa ainda que o Parque está habilitado para receber grupos de estudantes, mediante agendamento prévio. Os interessados podem entrar em contato com os telefones (22) 2796-1280 ou 2796-1380 (Subsecretaria de Ambiente) ou enviar um email para agendamento.atalaia@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário