ProPaz Belém atende mais de mil pessoas com esporte e cursos profissionalizantes
Da Redação - Agência Belém de Notícias - 20/11/2015 16:05
Em atividade há pouco mais de três meses o Projeto ProPaz Belém, localizado no bairro do Jurunas, atende, hoje, cerca de mil pessoas. São crianças, jovens e adultos que participam de atividades esportivas e cursos profissionalizantes realizados em parceria com o Fundo Ver-o-sol. De acordo com o presidente do centro comunitário do bairro, Zerinho Pinheiro, o trabalho desenvolvido pela prefeitura tem gerado resultados gratificantes. "Essa parceria trouxe autoestima para os moradores da região”. O núcleo do ProPaz Belém também atende moradores do bairro da Condor e adjacências e tem como principal objetivo afastar a comunidade da criminalidade e violência.
Esse foi um dos motivos que levou a diarista Kelly Dias a inscrever o pequeno Luiz Henrique, de 6 anos de idade, em uma turma de futsal. Ela garante que trabalha tranquila sabendo que o filho está em um ambiente seguro e aprendendo valores que ajudarão na formação dele como cidadão. “Os dias que meu filho está nas aulas sei que ele aprende coisas boas e brincadeiras saudáveis. Fica longe da violência”, diz a mãe.
As aulas de futsal que Luiz Henrique frequenta são realizadas no espaço esportivo da Unidade de Educação Infantil do Centro Comunitário Allan Kardec,onde um grupo de profissionais da rede municipal é responsável pelas atividades esportivas e de entretenimento.Entre esses servidores está Maria de Nazaré Tavares, professora de Educação Física, que se emociona ao falar do trabalho desenvolvido no ProPaz Belém. “Amar é acolher, é compreender, é fazer o outro crescer”. A gente acolhe, aprende com eles, e depois vê o resultado desse empenho. Isso é de grande importância”, afirma a professora que compara a convivência com os alunos à uma família. “O bairro nunca teve esse tipo de ação, então, com esse trabalho, nós criamos laços”.
A coordenadora do ProPaz Belém, Marinalva Muniz, explica que através do projeto, as famílias estão sendo atendidas e acompanhadas. “Semanalmente realizamos palestras, incluindo psicólogos, que orientam e ouvem essas famílias. Em muitos casos a violência começa na própria casa, então, procuramos esse envolvimento com a família, como forma de envolvê-los também nesse ato de conscientização”, destacou a coordenadora.
ATIVIDADES
Além do futsal, a unidade ProPaz Belém oferece aulas de ginástica que envolvem jovens e adultos, incluindo terceira idade e grupos de reabilitação. “Temos muito alunos que iniciaram as aulas por causa de dores ou traumas que sofreram”, afirma Nazaré.
Mas quem procura o ProPaz mantido pelo município também encontra capacitação profissional através dos cursos oferecidos por meio do Fundo Ver-o-Sol.Entre as opções é possível escolher corte e costura; cabeleireiro; manicure; culinária; artesanato e informática básica.
A dona de casa Marilza Souza, que se inscreveu no curso de artesanato, já sentiu a diferença que a nova atividade trouxe para vida dela. “Meu psicológico melhorou 100%, gostei bastante.Estava com problemas de saúde dentro da minha família e participando das aulas ocupei a mente e encontrei uma nova fonte de renda, porque vou vender aquilo que aprendi a produzir.
Marilza Souza está entre os mais de 100 alunos que, no próximo dia 10 de dezembro, receberão certificados durante uma cerimônia no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur).
.
Texto: Karla Pereira
Foto: Adriano Magalhães-Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Foto: Adriano Magalhães-Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário