Presidenta faz reunião em Pernambuco sobre ações de enfrentamento ao surto de microcefalia
Presidenta Dilma Rousseff durante reunião para tratar de ações de enfrentamento das doenças transmitidas pelo aedes aegypti. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff chegou na manhã deste sábado (5) ao Recife (PE) para realizar reunião de trabalho sobre ações de enfrentamento à microcefalia e demais doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. Pernambuco é o Estado mais afetado pela doença.
Participam da reunião o governador, Paulo Câmara; os ministros da Saúde, Marcelo Castro; da Integração Nacional, Gilberto Occhi; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; o secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano; e prefeitos de municípios afetados.
O secretario estadual de Saúde de Pernambuco, José Iran, avaliou que a reunião com a presidenta Dilma é muito importante para a intensificação dos esforços conjuntos.
“Essa reunião é fundamental para a solução do problema. Essa luta é dos três entes federativos: municipal, estadual e federal”, disse.
Secretários de Saúde de Pernambuco e Recife e prefeitos de Goiana e Araçoiaba enfatizam a parceria com o governo federal como fundamental no combate ao surto. Fotos: Guilherme Rosa/Blog do Planalto
Iran relata que o estado decretou estado de emergência e mais de 150 prefeitos estão mobilizados para combater a microcefalia. Há 646 casos notificados e 211 confirmados.
O secretário de Saúde de Recife, Jailson Corrêa, destaca o apoio que a capital tem recebido do Exército.
“Fizemos uma importante parceria com o Exército Brasileiro em que 150 soldados somaram aos 600 agentes de endemias da prefeitura. Aumentamos em 30% a capacidade de trabalho graças aos agentes das Forças Armadas”.
O pico de casos em Recife foi entre outubro e novembro, sendo que 115 casos foram registrados até então.
O prefeito de Goiana, Frederico Gadelha, também manifestou expectativa pela reunião com a presidenta. “Sempre desenvolvemos políticas sociais para melhorar a qualidade de vida e sempre fomos apoiados pelo governo federal. Esperamos boas novidades do governo para erradicar de vez esse problema”, apontou.
Goiana tem 55 casos notificados e 12 confirmados, sendo que outros 2.700 estão em investigação.
O prefeito de Araçoiaba, Joamy Alves, disse ser importante a mobilização das três esferas de poder para o sucesso no combate ao surto de microcefalia.
O prefeito de Araçoiaba, Joamy Alves, disse ser importante a mobilização das três esferas de poder para o sucesso no combate ao surto de microcefalia.
“Com essa reunião com a presidenta Dilma, o ministro e o governo do estado, vamos combater pra valer. Vamos mobilizar toda a sociedade civil organizada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário