DIVISÃO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL REALIZA PALESTRA SOBRE AS DOENÇAS PROVOCADAS PELO AEDES AEGYPTI
O PÚBLICO DESSA VEZ FOI FORMADO POR PROFISSIONAIS DA SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER
O Diretor da Divisão de Vigilância Ambiental, André Luiz Figueiredo de Souza e o profissional da Saúde, Araquem Avenia, palestraram sobre o tema. Ambos falaram sobre a importância de manter o ambiente limpo, tentando evitar a proliferação dos mosquitos que causam os transtornos.
As três doenças são contraídas através da picada do mosquito aedes aegypti, também conhecido aedes albopictus. A única forma de evitar as enfermidades é combatendo ao mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. É uma tarefa de todos.
A Dengue e a Febre Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, mas a Dengue se destaca pelas dores no corpo. Já a Chikungunya, prevalece as dores e inchaço nas articulações. O Zika vírus apresenta uma febre mais baixa ou ausência de febre, mas muitas manchas na pele e coceira no corpo.
O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.
A Chikungunya apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema, erupção na pele. Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias. Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença e é fundamental que procurem o posto de saúde caso estejam com esses sintomas.
Já o Zika Vírus tem como principal sintoma o exantema com coceira, febre baixa, olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.
“É muito importante esse tipo de ação, pois as dúvidas ainda são grandes em relação a Febre Chikungunya e o Zika Vírus. Nós que somos mães e temos filho pequeno em casa, precisamos redobrar a atenção na limpeza do quintal para evitar maiores problemas”, declarou a Professora de Educação Física, Taís Pessanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário