Mercado de Peixes é referência para alunos de nutrição
07/03/2016 09:11:00 - Jornalista: Ana Clara Menezes
Foto: Maurício Porão
Universitários conheceram etapas do processamento e controle de qualidade do local
A professora Laís Buriti, da disciplina Práticas e Ciência em Tecnologia de Alimentos, ressaltou a importância da visita. "Nesta disciplina é ensinado o processamento de alimentos. No Mercado de Peixes podemos acompanhar essas etapas de perto, como a filetagem (processo que transforma o peixe em pedaços de filé, cortes da cabeça, retiragem das escamas e espinhas) e a limpeza e descasque dos camarões", explicou a professora, acrescentando que os alunos puderam ainda assistir de perto o controle de qualidade, além de ter acesso à cultura de alimentação da cidade, já que a prática pesqueira faz parte da história do município.
- Os universitários são multiplicadores de informação, e muitos são de outras cidades. Quando aprendem a história de Macaé por meio dos alimentos que envolvem o seu curso a informação é disseminada na sua família e cidade de origem, hoje temos alunos até de Belém, pois, a seleção do curso é nacional - destacou Laís.
A aluna Monique Telefe, de 28 anos, morava na cidade vizinha Campos dos Goytacazes, se mudou para Macaé quando passou no vestibular e elogiou a estrutura do Novo Mercado de Peixes. "Considero este mercado como uma 'boutique do peixe', pois, é muito organizado e limpo. Sou suspeita para falar pois o pescado é o segmento que mais me identifico, então, essa visita está sendo muito válida. A higiene, os preço acessíveis que atendem todo o público são ótimos", ressaltou a aluna.
Lucas Emmerick, veio de Nova Friburgo estudar e morar em Macaé e salientou a diferença do antigo Mercado de Peixes para o novo espaço. "No começo da faculdade, visitamos o antigo local do Mercado de Peixes e, hoje, acho incrível a nova infraestrutura, principalmente a organização e o controle de qualidade feito por uma profissional. Conhecemos desde a recepção quando o peixe chega ao mercado, até aos processos de limpeza e comercialização", contou o aluno.
Já Twanne Freire afirmou que aprender na prática é a melhor forma. "É na aula prática que colocamos em ação tudo o que aprendemos nas disciplinas anteriores. Acho dinâmico e indispensável para nós estudantes", disse.
A visita foi guiada pela gerente de Controle de Qualidade do Mercado de Peixes, Mariana Previtalli. "O objetivo da Gerência de Qualidade é organizar e manter o mercado nas normas sanitárias e, por meio deste trabalho, garantimos a segurança alimentar do que é comercializado aqui, beneficiando tanto quem vende, como quem compra", frisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário