Notícias
Mais táxis na capital: sai resultado da licitação para 108 novas placas
Publicada em 03/03/2016, às 16h58 | Atualizada em 03/03/2016, às 17h07
Yuri Barichivich
Novos taxistas vão melhorar atendimento a moradores e turistas nas ruas da capital
Moradores e turistas contarão, em breve, com mais táxis circulando na capital. Nesta quinta-feira (3), a Prefeitura de Vitória divulgou, por meio da Comissão Especial de Licitação da Secretaria Municipal de Administração (Semad), o resultado final da concorrência para a concessão de 108 novas placas de táxis e mais 50 para cadastro de reserva.
Agora, os vencedores do certame precisam levar uma série de documentos, como RG, CPF, CNH, comprovante de residência, nada consta no Detran, declaração do INSS, certidão cível criminal e auditoria militar e atestado de saúde ocupacional.
Com as cópias dos documentos, os novos taxistas podem dar entrada no setor de protocolo da Prefeitura ou no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) para que a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrura Urbana (Setran) possa elaborar o novo contrato e gerar o número de permissão com o qual o novo taxista vai atuar.
"Os novos taxistas têm 90 dias, a partir da homologação, para circular com o carro nas ruas", afirmou a gerente de Vistoria e Fiscalização de Transportes, Adriana Zaganelli.
Curso de qualidade no atendimento
Outra etapa da qual os novos taxistas terão que participar é de um curso de qualidade no atendimento ao turista, realizado por empresas que têm reconhecimento do Detran, com conteúdo voltado especificamente para taxistas.
"Nosso objetivo é garantir o melhor atendimento às demandas dos moradores de Vitória e dos turistas que nossa capital recebe por meio do aeroporto, da rodoviária ou do porto", declarou o titular da Setran, Josivaldo de Andrade.
Expectativa
Entre os novos permissionários, estão Scheila de Souza Pereira, de 26 anos, e Alex Ignácio Nogueira, 36, que estão animados com a nova profissão, apesar de nunca terem trabalhado antes como taxistas. "Todo o processo foi muito transparente, sempre conseguimos todas as informações a respeito da licitação por e-mail ou vindo até a Prefeitura tirar dúvidas", disse Scheila.
"Mesmo com todos os riscos da atividade, acredito que será muito positivo, principalmente porque é um trabalho que depende apenas de mim, e eu sei que vou ter trabalho amanhã, diferente do que ocorre na iniciativa privada, principalmente nesse período de crise", afirmou Alex.
Além de jovens que estão começando nessa carreira, a licitação das novas placas de táxi também beneficiou alguns defensores como Weverton Salazar dos Santos, 36 anos, há cinco trabalhando no ramo. Para ele, tudo vai melhorar agora. "Como defensor, temos metas a cumprir e isso, às vezes, é estressante. Mas agora eu vou ser meu próprio patrão", declarou.
André Sobral
Envelopes com documentos para a licitação de novas placas de táxi na capital foram entregues no Ginásio do DED
Processo
O processo teve início em julho de 2014, teve 686 pessoas inscritas e contou com duas etapas. Na primeira fase, foram observadas habilidades básicas do cargo, como carteira de habilitação, certidões negativas e atestados médicos.
Já na segunda fase, conhecimentos específicos e técnicos eram considerados como uma pontuação extra, como cursos de inglês, cursos de qualificação, tempo de serviço como defensor e escolaridade superior à mínima exigida.
Informações à imprensa:
Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 98825-1257
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário