Semana do Artesão tem saldo positivo e rende novas parcerias
31/03/2016 11:14:00 - Jornalista: Carla Cardoso
Foto: Rui Porto Filho
Alexandre Coutinho foi um dos artesãos que participou e comemorou o sucesso do evento
- Por se tratar do primeiro evento voltado ao artesanato, exclusivamente, em um local onde não é comum esse tipo de arte, foi um resultado muito bom. Achei que a prefeitura acertou. Recebemos muitos elogios dos visitantes. Participei das palestras e foi muito proveitoso, aprendemos muito – explicou Alexandre.
A I Semana do Artesão foi organizada pela Agência Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Fundação Macaé de Cultura, com a parceria do Sebrae. “O evento selou a forma do governo reconhecer o artesanato como forma de economia solidária”, informou o diretor-presidente da Agetrab, Alexandre Fernandes.
Já Raul Machado, diretor de políticas de trabalho da Agência, ressaltou que o objetivo da programação foi alcançado: valorizar o artesanato local e incentivar a geração de renda alternativa para muitas pessoas.
- Nosso trabalho é possibilitar a geração de renda por meio do artesanato. O evento foi um sucesso, com mais de três mil pessoas prestigiando. Foram mais de 200 pessoas nas três palestras. As oficinas também foram muito procuradas. Foi uma boa forma de o governo atuar como agente de integração e promover o giro da roda da economia – acrescentou Raul.
Segundo Raul, a Agência de Trabalho e Renda do município tem a função de fomentar espaços para a venda desses trabalhos artesanais, em parcerias com outras secretarias como Turismo e Desenvolvimento Econômico.
- Temos um plano de ação junto ao governo. Pensamos em incluir a semana do Artesão no calendário oficial do município. É preciso celebrar essa fatia importante da economia solidária no município. Gostaríamos de agradecer às lojas parceiras que venderam material para os artesãos com descontos. Fizemos uma avaliação com esse público e ouvimos sobre os cuidados que precisamos para levá-los à profissionalização. A meta é fomentar o segmento – afirmou o diretor.
Festival de Frutos do Mar – Uma das parcerias para a exibição dos produtos artesanais dos profissionais macaenses vai acontecer no próximo fim de semana, 02 e 03 de abril, no 1º Festival Gastronômico de Frutos do Mar, no Mercado de Peixes. Cinco barracas vão exibir materiais diversos, como luminárias, bijuterias e produtos confeccionados com escamas e pele de peixes. “Inclusive, no evento, o artista Coco Barçante convidou a artesã Angela, que trabalha com pele de peixe, para expor no museu dele, em Petrópolis”, ressaltou Raul Machado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário