Semana Santa
Encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo emociona fiéis
“A partir do momento em que Cristo se faz presente na vida das pessoas, a fé se renova a cada ano. E o que fazemos não é uma peça de teatro; esta é a proclamação do Evangelho através do cenário, dos personagens e da trilha sonora.
— Hélio Furlan
— Hélio Furlan
O ritual sagrado de subir a escadaria Frei Silvério, com seus 502 degraus, renovou a fé e instigou a reflexão entre os fiéis. (Fotos: Marcio Avila)
Com céu de brigadeiro, depois da chuva que atrapalhou a realização do evento na Sexta-Feira Santa, a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo atraiu milhares de pessoas para o alto do Morro da Cruz, neste sábado (26). O evento religioso, considerado o maior do Sul do país, é realizado através da parceria entre a prefeitura de Lages e o Movimento do Tabor. O ritual sagrado de subir a escadaria Frei Silvério, com seus 502 degraus, renovou a fé e instigou a reflexão entre os fiéis.
A contação da história de Jesus, nos seus últimos dias, é a mesma há dois mil anos, mas a emoção de assistir às cenas, tão próximas da realidade, é sempre renovada. Muitos não seguraram as lágrimas ao ver a encenação ao ar livre. “A partir do momento em que Cristo se faz presente na vida das pessoas, a fé se renova a cada ano. E o que fazemos não é uma peça de teatro; esta é a proclamação do Evangelho através do cenário, dos personagens e da trilha sonora, gerando esta expectativa de celebração”, comenta o coordenador do Movimento do Tabor, Hélio Furlan.
Este é o 16° ano em que o Movimento está presente na organização da Semana Santa, com celebrações diárias e encenações ao público. São doze meses de preparação e muitos ensaios para que chegada a hora o elenco consiga passar a emoção necessária para contar a história na forma mais intensa.
Este ano foram cinco apresentações; na Igreja do Navio, no largo da Catedral Diocesana e no Morro da Cruz. “Foram quinze anos sem chuva na Sexta-Feira Santa e tivemos pela primeira vez em 2016. Optamos por fazer a apresentação da Paixão e Morte neste sábado, fugindo um pouco da tradição, mas o público atendeu ao chamado e ficamos muito felizes”, diz Hélio.
Estrutura montada atende visitantes
Cerca de duas semanas antes do evento, a prefeitura iniciou a preparação da estrutura nos locais para a realização dos eventos e também da limpeza da cidade para receber os visitantes. Foi uma união de esforços das secretarias municipais para que tudo estivesse adequado.
A Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos foi responsável pela limpeza de ruas e avenidas em torno do Morro da Cruz, além da pintura, revitalização e jardinagem no local do evento, a instalação dos banheiros químicos e a organização dos vendedores ambulantes, que se posicionaram ao pé da escadaria. Um veículo foi disponibilizado para o transporte de idosos e portadores de deficiência física até o alto do Morro. Uma arquibancada com capacidade para 250 pessoas sentadas foi montada através da Secretaria do Turismo para melhor acomodar os expectadores. “Ontem, mesmo com o frio e a chuva, muitas pessoas que tradicionalmente sobem a escadaria se fizeram presentes. Mantivemos toda a estrutura para este sábado, que contou com um grande público, prova de que as pessoas gostam de assistir a encenação e o poder público tem este papel, que é dar todo o apoio necessário”, comenta o secretário Mushue Hampel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário