terça-feira, 26 de abril de 2016

ágina Inicial / Notícias / Atenção, segunda-feira 25, começa vacinação contra a Gripe
vacina-h1n1-640x4001-640x400

Atenção, segunda-feira 25, começa vacinação contra a Gripe

image_pdfimage_print
Terá início na próxima segunda-feira (25), a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). A campanha foi antecipada para os grupos prioritários que são as gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e pessoas com doença renal crônica (cardíacos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal, entre outros). O público-alvo é determinado pelo Ministério da Saúde, que em caso de contaminação com a gripe, podem apresentar complicações do quadro pela fragilidade do sistema imunológico.
No sábado seguinte 30, será o dia D de vacinação, onde deverá ser imunizar as pessoas do grupo citado acima, e também as puérperas (mulheres no período de 45 dias após parto), trabalhadores da área da saúde, idosos com 60 anos ou mais, e pessoas portadoras de doenças crônicas.
Para se imunizar o indivíduo deve comparecer no Posto de Saúde da Família – PSF, mais próximo ou na Sala de Vacinas (anexo ao Hospital), de 8h às 17h, munidos com cartão de vacina.
As vacinas são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes, H1N1, H3N2 e B (linhagemVictoria). A cada ano a vacina da gripe muda para combater o vírus que fica mais resistente.
A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, a transmissão ocorre por meio de secreção nas vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos após contato com a superfície recém-contaminada. Os sintomas podem ser confundidos com o de um resfriado com, dores pelo corpo, especialmente nos músculos e nas articulações, tremores, frio intenso, febre, tosse seca e coriza.
De acordo com a secretária de Saúde, Maria de Jesus Barboza, algumas pessoas podem ter reações adversas. “Algumas pessoas podem sentir o local inchado, braço avermelhado, febre baixa. Quem estiver gripado deve deixar pra se vacinar em outro momento mesmo após o final da campanha. Enquanto estiver vacina nos postos a população dentro do grupo de risco poderá se vacinar”, destacou a secretária.
gripe (influenza)
Doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza, transmissível de uma pessoa para outra por via respiratória. As pessoas idosas e as portadoras de doenças crônicas que desenvolvem gripe têm maior risco de complicações como a pneumonia bacterianaA vacina contra a HYPERLINK “http://www.cva.ufrj.br/informacao/vacinas/gripe-pr.html”gripe reduz o risco de adoecimento causado pelo vírus influenza e, em razão disto, o de complicações bacterianas.
Transmissão – O vírus influenza é facilmente transmitido de uma pessoa para outra através de gotículas eliminadas através da tosse ou do espirro. A penetração do vírus no organismo ocorre através da mucosa do nariz ou da garganta e a aglomeração de pessoas em ambientes fechados facilita a disseminação dagripe.
O resfriado comum, que não deve ser confundido com a gripe, em geral produz coriza intensa e não é acompanhado de febre ou causa febre baixa. A ocorrência de pneumonia bacteriana, uma complicação comum da gripe, é mais frequente em crianças até um ano, idosos e indivíduos com doenças pré-existentes (pulmonares, cardíacas, renais, hematológicas e deficiências imunológicas), pode tornar necessária a internação
hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário