Danças Circulares serão promovidas no Solar dos Mellos nesta segunda
20/04/2016 10:47:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Foto: Arquivo Secom
Integração é o sentimento provocado pela roda de dança, segundo psicologia
De acordo com a psicóloga Fabrice Sanches, o objetivo é dar continuidade ao diálogo que diminui o preconceito e promove o respeito. "As Danças Circulares surgiram na década de 60, quando Bernhard Wosien, coreógrafo e bailarino clássico alemão, iniciou o estudo das danças folclóricas e étnicas de diversos povos, buscando compreender sua simbologia e imprimir um sentido às danças, que não fosse puramente estético. Em 1976, Bernhard Wosien é convidado a apresentar a metodologia das Danças Circulares na comunidade de Findhorn, na Escócia, considerada o berço das danças circulares", explicou.
Ela acrescentou ainda que as Danças Circulares, em sua maioria, constituem-se de passos simples, permitindo a participação de todos, independente de terem prévio conhecimento em dança. O principal objetivo da atividade é resgatar o senso coletivo da dança, pois de mãos dadas e em roda pode-se vivenciar o sentimento de integração.
No CAPS Betinho, as Danças Circulares são realizadas semanalmente desde 2010, no espaço da Oficina de Expressão Corporal.
- Percebemos que as Danças Circulares despertam a alegria do grupo e facilitam a movimentação corporal. Não há intenção de padronização estética e sim da expressão livre do movimento, já que cada participante encontra o seu jeito próprio de dançar. Entendemos este espaço como um dispositivo terapêutico na medida em que desperta a motivação, proporciona bem-estar e possibilita a integração do grupo - conclui a psicóloga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário