terça-feira, 5 de abril de 2016


Garden Shopping abre suas portas para comercialização de artesanato profissional


Não trazemos a cultura de shopping para a cidade, mas sim, absorvemos os costumes da cidade e transformamos os aspectos.
—  Luiz Rodrigo
Garden Shopping abre suas portas para comercialização de artesanato profissionalA Secretaria de Turismo está intermediando a negociação (Foto: Marcio Avila)
Em torno de 6.500 consumidores circulam diariamente pelos corredores, lojas e estandes do Lages Garden Shopping, o maior empreendimento comercial da Serra catarinense. Nos dias úteis da semana o fluxo é de 3.500 a quatro mil pessoas ao dia no Garden, chegando a 12 mil nos finais de semana. E a estatística aguçou o empoderamento de artesãos profissionais do município. O empreendimento propôs uma parceria em que seu espaço esteja aberto, sem custos, a partir deste mês, para os artesãos comercializarem produtos confeccionados manualmente. A Secretaria de Turismo está intermediando a negociação.
Na tarde desta segunda-feira (4), a turismóloga Ana Vieira recepcionou, na secretaria, artesãos de seis entidades oficiais – Associação Tramatusa, Associação de Artesanato Lageano, Nó de Pano, Arteterapia, Couros e Cia., e a Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt). Também esteve presente o gerente de marketing do Garden, Luiz Rodrigo Rossette.
Entre os assuntos da reunião, os primeiros passos para a efetivação do projeto, que deverá perdurar por três meses, abrangendo datas especiais ao comércio, como Dia das Mães, Festa Nacional do Pinhão, Fashion Hair e Dia dos Namorados, dentro do shopping, com assessoria consultiva do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A reunião com o Sebrae para tratar do assunto ocorrerá nesta terça (5).
Data histórica
Modos de estocagem, armazenagem, logística, operacionalização, além do horário de atendimento também foram temas da conversa desta tarde. O shopping abre de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos das 14h às 20h. O espaço deve começar a ser montado no dia 25 deste mês. “Diferentemente da Feira de Natal na praça João Costa, em que cada entidade conta com a sua barraca, no Garden todas dividirão o mesmo espaço físico. Serão os artesãos por ofício, não as entidades filantrópicas”, informa Ana Vieira.
Ela diz que a Secretaria de Turismo é um canal diante da dificuldade de escoamento de produção do artesão. “Serão contemplados os que vivem dessa arte”, sintetiza. A artesã Maria Betú, da Associação Fitatusa, lembrou ser o artesanato um trabalho firme, com energias e propósitos intrínsecos. “Hoje, para mim, é uma data especial, histórica, pois não temos um lugar específico onde possamos expor e vender nossos itens”, frisa se referindo à proposta. A próxima reunião de avanço sobre a parceria está marcada para quarta-feira (6), às 14h.
Preceitos
O tripé de base do Garden compreende os preceitos de ser socialmente justo, ecologicamente correto e financeiramente viável. O pensamento não somente do shopping sediado em Lages, mas corporativamente, do Grupo Tenco, administrador nacional das unidades, consiste numa visão forte de regionalidade. “Não trazemos a cultura de shopping para a cidade, mas sim, absorvemos os costumes da cidade e transformamos os aspectos. Trabalhar com os artesãos é um dos nossos vieses para nos aproximarmos ainda mais da população”, reitera Luiz Rodrigo.
Ele se diz impressionado com o número de três mil pessoas beneficiadas e impactadas diretamente pelo artesanato, além de suas famílias, em Lages. “O nosso convite parte daquilo em que acreditamos ser uma estratégia de crescimento para a cidade, para o shopping e principalmente para o nosso cliente”, finaliza.

 Galeria

Nenhum comentário:

Postar um comentário